• iCS - Clima e Sociedade

Um mês de eventos

O portfólio de Política Climática e Engajamento apoiou uma série de eventos no mês de outubro. Confira alguns deles.



Uma maratona de eventos em outubro para o portfólio de Política Climática e Engajamento. É assim que o mês passado pode ser definido. Vamos a eles:



Crise Climática e Desafios Jurídicos

No dia 10 de outubro, o Departamento de Direito da PUC-Rio e o Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça do Antropoceno (JUMA) organizaram um seminário que discutiu a crise climática e seus desafios jurídicos.


Lançamento da Exposição O Dia Seguinte

A exposição O Dia Seguinte, que retrata de forma sensorial, imersiva e interativa as mudanças climáticas e seus efeitos e oportunidades para as cidades, foi lançada no dia 10 de outubro na Cidade das Artes, Rio de Janeiro. Até o momento, mais de 23 mil pessoas já visitaram a mostra, que também saiu em diversos veículos de mídia, como Catraca Livre, RJTV, O Globo, MultiRio, Sem Censura, Jornal Extra (versão impressa), CBN, Rádio Sputnik, Nações Unidas, entre outros. Conheça mais sobre o projeto.


A exposição é dividida em seis módulos, com propósitos interligados:


[Bem-Vindos AO Dia Seguinte] – Espaço de boas vindas do público, no qual será possível passear por um piso interativo que mostra o acúmulo de plástico nas cidades e calcular a pegada de carbono durante um ano, e o que isso significa em número de árvores maduras para o planeta.


[Des]Ordem - Uma sala escura cerca o público com projeções em painéis de LED de imagens reais e sensações chocantes e até desconfortáveis dos efeitos dos eventos climáticos extremos - ondas de frio, calor, furacões, inundações, destruição. Tudo o que já acontece, mas pode vir a se tornar um novo e desastroso “normal” nas cidades do mundo.


[Des]Humanidades - Quem são as vítimas de tanta destruição? Neste módulo, feito para sensibilizar, o público “conhece” pessoas reais que sofreram com a crise climática ao redor do globo. Um painel gigante e telas verticais ajudarão a contar as histórias dessas pessoas - que poderiam ser qualquer um de nós moradores de centros urbanos.


[Trans]Formação - Mas como chegamos a esse ponto? Animações combinadas em 2D e 3D contam a história da Terra, desde a Pangeia até hoje, e apresenta os impactos da ação humana sobre o planeta, até chegar às redes complexas que são as cidades atuais e as ameaças que pairam sobre elas com a emergência climática – além das oportunidades.


[In]Formativo - Para ajudar na compreensão, entre as salas do [Des]Humanidades e [Trans]Formação haverá um módulo de imersão, com painéis touch repletos de infografias interativas e jogos divertidos para que os visitantes se aprofundem mais no tema e possam antever tanto as previsões mais pessimistas dos cientistas para o futuro como visualizar os benefícios de adotarmos caminhos mais sustentáveis, além de soluções possíveis rumo a uma economia de baixo carbono. Cidades atuais que já são bons exemplos também ganham espaço, para mostrar que a transformação é viável.


[R]Evolução - O último módulo da exposição traz uma mensagem de esperança. Como será a cidade do futuro com que todos sonhamos? Torres de LED mostrarão espaços muito mais organizados, limpos e habitáveis, com prédios de jardins verticais, telhados verdes, energias renováveis, transportes públicos eficientes e compartilhados, saneamento básico universal, microclima equilibrado e tecnologias - como, aliás, algumas cidades do mundo já são. E bons exemplos existem para ser compartilhados.


Até o momento, cerca de mil crianças da rede pública municipal e estadual já visitaram a exposição, além de centenas de alunos de escolas particulares. A exposição é 100% gratuita e permanece em cartaz até o dia 10 de novembro, de 3as a 6as de 14h às 20h e sábados e domingos de 10h às 20h.

Espiritualidade e Desafios Ambientais na Zona Oeste (Fé no Clima)

A Casa do Perdão e a Iniciativa Fé no Clima receberam, no dia 29/10, um debate com Mãe Flávia Pinto e o professor e cientista ambiental Fábio Scarano com o objetivo de refletir sobre a crise climática e os desafios ambientais na zona oeste.



Virada Sustentável | Rio de Janeiro

Entre os dias 17 e 20 de maio aconteceu a Virada Sustentável Rio de Janeiro, evento que já faz parte do calendário cultural da cidade. Com atrações espalhadas por toda a cidade, vale ressaltar o painel Jovens Lideranças Climáticas, que contou com a participação das representantes jovens do Centro Brasil Clima (CBC), ITDP, Engajamundo e CEBDS. Você pode rever a transmissão do debate!



Fotos: Marcelus Pequeno


FESTIVAL 3i

O Festival 3i - Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro no Rio de Janeiro e já está com ingressos à venda. Além do Brasil, o evento vai receber jornalistas do México, Argentina, Colômbia, Peru, Costa Rica, Espanha e Estados Unidos para debater o futuro do campo.


Foram oito painéis, quatro em cada dia. A organização do Festival elegeu os temas mais relevantes para o jornalismo atual, como desinformação, vazamentos, colaboração entre veículos, os riscos da profissão, dados e tecnologia e modelos de negócio. Cada conversa contou com três participantes e um mediador.


O iCS apoiou esta iniciativa financiando a participação de jornalistas comunitários com os ingressos do Festival 3i.



iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social