• iCS - Clima e Sociedade

ESPECIAL COMO ANDA

Organização apoiada pelo iCS realiza webinars com o Como Anda, fala sobre pandemia, apoia exercícios em casa e prepara 7ª edição da Campanha Calçada Cilada


O Como Anda é uma iniciativa que nasceu em 2016 com o objetivo de compreender o cenário da mobilidade a pé no Brasil, e hoje é o ponto de encontro que articula diferentes grupos e indivíduos que promovem a pauta no país. Entre agosto e dezembro de 2019, o projeto mapeou experiências de incidência política voltada a ações para a mobilidade a pé no país. As primeiras reflexões e materiais sobre essa ampla pesquisa estão em dois textos publicados no Medium aqui e aqui.

A continuação desse processo ocorre com 3 webinars. No dia 20 de março, o Como Anda realizou o Webinar “Ativismo e Advocacy para a mobilidade a pé”, com a presença de Anna Livia Arida, do Advocacy Hub, e Mikael Freitas, da Escola de Ativismo, para aprofundar a discussão desses conceitos. O segundo, no dia 8 de abril, seguiu no tema para debater a mobilidade a pé antes, durante ou depois das eleições municipais de 2020. Nele, o debate se baseou em duas ações: as campanhas do Calçada Cilada, do Instituto Corrida Amiga, e Calçadas do Brasil, do Mobilize Brasil.

O terceiro, por sua vez, aconteceu no dia 30 de abril e se dedicou à reflexão do futuro das cidades após a pandemia do coronavírus no mundo. Foram apresentados mais de 7 manifestos que discutiram os impactos que a pandemia poderá ter no comportamento dos indivíduos e no planejamento e gestão dos centros urbanos. Confira o vídeo aqui.

O Corrida Amiga, um dos realizadores do Como Anda, teve um mês de abril bastante agitado, aliás. A série O Que Fazer Na Quarentena compilou dicas úteis de filmes, músicas, podcasts e livros com a temática de mobilidade, além de indicação de visitas virtuais a museus, por exemplo. Já em relação ao movimento, a entidade compartilhou sugestões de como fazer esporte e nos manter ativos mesmo em casa, com um recadinho consciente: “embora sejamos os maiores defensores da ocupação do espaço público através do transporte público, agora especificamente não é o momento para isso”.

Teve mais! O encerramento da série de publicações “Durante a pandemia: caminhar ou não?” teve um bate-papo online para determinar a posição da Corrida Amiga sobre o assunto. E o embasamento, além da parte ética e cidadã, foi estudo dos pesquisadores das Universidades de Leuven e Eindhoven que analisam que o espalhamento de gotículas de saliva durante atividades físicas ao ar livre podem chegar a 20 metros. Por fim, seguem os preparativos para a Campanha Calçada Cilada, que chegará à sua 7ª versão em 2020. Enquanto não é possível sair às ruas para fiscalizar as calçadas, será realizada uma consulta pública digital em parceria com o aplicativo Colab.


iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados