• iCS - Clima e Sociedade

Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica lança relatório sobre eletrificação de ônibus


Estudo, desenvolvido pela consultoria Addax para a PNME, busca mostrar quais são os fatores que, de fato, podem influenciar na elaboração de políticas públicas no Brasil para eletrificar os ônibus



A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) promoveu debate sobre a importância de estudos de cenarização na discussão de políticas públicas para a eletrificação de frotas. Durante o evento, foi lançado o estudo “Avaliação de Cenários Prospectivos para Eletrificação de Ônibus no Brasil”, desenvolvido pela consultoria Addax para a PNME. “A ideia inicial deste estudo foi entender e trazer para a realidade quais são os fatores que realmente podem influenciar na elaboração de políticas públicas para a eletrificação de ônibus”, disse Marília Neves, coordenadora técnica da Plataforma.


Para isso, discutiu-se metodologia de projeção da frota de ônibus urbano, da cenarização de migração tecnológica e cálculo dos impactos econômico-financeiros estimados. O Capítulo 1 apresenta esta metodologia de forma a retomar e ilustrar resumidamente a sua aplicação. Em seguida, o relatório mostra as formulações elaboradas sobre as variáveis determinantes identificadas para a eletrificação, e como elas influenciam na adoção da tecnologia de motorização elétrica na frota de ônibus nacional.


O capítulo 3, por sua vez, traz a curva de investimentos, dos parâmetros de custos e das premissas regulatórias, chegando assim à dimensão da migração potencial para cada cenário formulado e o consequente impacto econômico-financeiro reproduzido no Capítulo 4. Por fim, é realizado um diagnóstico crítico dos resultados obtidos por meio de análises de sensibilidade a variáveis críticas, junto com uma proposição de diretrizes para a política pública em âmbito federal.


Assista ao debate e confira o estudo aqui.