• iCS - Clima e Sociedade

Eficiência Energética no Nexo Jornal

Parceria com o Climate Policy Initiative publica série de reportagens e artigos sobre o tema. Os dois primeiros apresentam histórico da EE no Brasil e mostra seus desafios na indústria


O Climate Policy Initiative e o Nexo Jornal firmaram uma parceria para publicar reportagens e artigos sobre eficiência energética (EE). A primeira matéria traz uma linha do tempo com o histórico do tema no Brasil, iniciando em 1973, durante a primeira crise do petróleo, quando muitos países começaram a adotar medidas para diminuir a dependência em relação ao petróleo e seus derivados. Em 1979, a segunda crise reforçou esta necessidade, e alguns programas de governo foram criados, como o Conserve (Programa de Conservação de Energia do Setor Industrial), em 1981, e o PME (Programa de Mobilização Energética), no ano seguinte.


A segunda, por sua vez, apresenta panoramas e desafios da eficiência energética na indústria, mostrando que o Brasil não teve o mesmo sucesso que outros países na promoção da EE. A base do texto é a pesquisa do CPI “Energia e a má alocação dos recursos: evidência para o Brasil”, que responde a algumas perguntas, como:


Na indústria brasileira, existe eficiência na alocação do recurso energia entre as firmas, ou seja, as firmas mais eficientes têm maior participação de mercado?


De que maneira a eficiência da alocação energética está relacionada à produtividade das firmas na indústria brasileira e quais são seus efeitos sobre o produto agregado?


São muitas respostas, mas uma das conclusões é de que “há espaço considerável para melhorias nos níveis de eficiência energética, reduzindo o consumo agregado de energia e as emissões associadas à geração e uso de energia”.