• iCS - Clima e Sociedade

Perspectivas sobre o avanço da eficiência energética em ar condicionado

Encontro online e reunião técnica discutem sobre quais são os benefícios de adotar níveis mínimos de eficiência energética mais rigorosos.




Discutir os benefícios da adoção de níveis mínimos de eficiência energética mais rigorosos para os condicionadores de ar (destacando a economia de energia e para o consumidor, a redução dos picos de carga, os ganhos para os fabricantes e a redução das emissões). No dia 14 de maio, foi realizado o webinar "Usage of air conditioners in Brazil: perspectives and contributions to the advancement of energy efficiency", uma iniciativa conjunta da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do iCS e a Agência Internacional de Energia (IEA). O webinar discutiu os benefícios da adoção de níveis mínimos de eficiência energética mais rigorosos para os condicionadores de ar, com destaque para a economia de energia, a redução dos picos de carga, a economia para o consumidor e os ganhos para os fabricantes, além, é claro, a redução de emissões de gases de efeito estufa. O webinar teve uma ótima repercussão, contando com mais de 50 participantes, de diversos setores governamentais, associações do setor de ar condicionado, empresas da cadeia do setor, sociedade civil e academia. As apresentações feitas podem ser acessadas aqui.



Em parceria com o Lawerence Berkeley National Lab e o International Energy Initiative, publicarmos o relatório "Estudo de Impacto Regulatório: diretrizes gerais e estudo de caso para condicionadores de ar tipo Split Sistem no Brasil". Trata-se de um guia que detalha todas as etapas metodológicas adotadas para o desenvolvimento do estudo de impacto regulatório feito para avaliar a adoção de padrões mais rigorosos de eficiência energética. O estudo pode ser acessado neste link.



No dia 30 de maio, o INMETRO realizou a primeira reunião técnica para discussão da adoção de métrica sazonal para testes de ensaio de condicionadores de ar. Na ocasião, Won Park, do Lawrence Berkeley National Lab, apresentou análises e recomendações sobre este tema. Ao final, a nova coordenadora do Programa Brasileiro de Etiquetagem - PBE, apresentou uma proposta de minuta do regulamento que deverá disciplinar os métodos de ensaio de condicionadores de ar.


#ProjetoKigali #EficiênciaEnergética #

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados