• iCS - Clima e Sociedade

Diálogos Futuro Sustentável apontam caminhos para os empregos verdes

Tema do debate merece mais atenção e foca na capacitação e formação de talentos para um mundo em transição, inclusive na recuperação econômica pós-Covid


A última edição da série de eventos “Diálogos Futuro Sustentável” de 2021, em 17/12, trouxe tema que precisa de mais espaço: “Empregos verdes: capacitação e formação de talentos para um mundo em transição”. Rosane Fukuoka, gerente de edificações na Mitsidi, mostrou a perspectiva do setor de construção civil, apresentando caminhos para o investimento em edifícios verdes, uma vez que o setor é responsável por grande parcela das emissões e do consumo de energia do planeta.


Já Christoph Büdke, diretor de projetos da GIZ, detalhou o estudo “Profissionais de Energia do Futuro – Educação Profissional Superior em Energias Renováveis e Eficiência Energética: Novos Empregos Exigem Novas Qualificações”, com resultados e experiências do projeto de cooperação entre Brasil e Alemanha na área.


Paulo Eduardo Braga, pesquisador e analista de economia regional na 4intelligence, explicou o conceito de empregos verdes e analisou a realidade brasileira na busca pelo esverdeamento dos setores. Marina Marçal, coordenadora do portfólio de Política Climática do iCS, e Friederike Sabiel, conselheira de assuntos ambientais da Embaixada da Alemanha, foram as responsáveis pela abertura. O evento teve mediação de Leonildes Nazar, colaboradora do Projeto Iniciativa Amazônia Legal Urbana no Instituto Clima e Sociedade.


Assista na íntegra aqui.