• iCS - Clima e Sociedade

Boas soluções para o transporte público no Rio de Janeiro

O II Desafio COR – Smart Ciy, Smart Peopleo, que aborda o tema do impacto climático no sistema de transporte público, finalizou sua semana de Hackatona



O “II Desafio COR – Smart City, Smart People” teve sua primeira semana de atividades entre os dias 23 e 30 de novembro. O projeto, liderado pelo Centro de Operações do RJ e Labgov, começou com a hackatona que abordou o tema do impacto das mudanças climáticas no sistema de transporte público da cidade do Rio de Janeiro. Nesta etapa, que durou sete dias corridos, houve a ideação das soluções, com imersão dos grupos sobre o funcionamento do sistema de ônibus municipal, a atuação do COR na integração das operações da cidade e a idealização de soluções com apoio de mentores.



Três grupos serão selecionados nessa fase para a seguinte, de desenvolvimento de protótipo, que percorrerá os meses de dezembro/2019 e janeiro/2020. Nela, os grupos terão interação direta com especialistas de mobilidade urbana e outros mentores – o objetivo é testar a adesão do protótipo com as necessidades operacionais da equipe do COR.


Caso o teste seja aprovado, haverá um período de aceleração de 22 meses, dos quais dois serão usados para ajustar questões pendentes na etapa de desenvolvimento do protótipo. Na hipótese de atingir os critérios de maturidade operacional necessários, o produto será integrado diretamente às operações do COR, iniciando um período de desenvolvimento mais voltado para as necessidades do mercado, com apoio de mentores de negócios. Veja mais.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados