• iCS - Clima e Sociedade

De onde vem a carne que você come?

Novo indicador público de transparência e controle da cadeia de produção e comercialização de carne bovina no Brasil, Radar Verde trará primeiro índice para mostrar frigoríficos e maiores supermercados


O Radar Verde é o novo indicador público de transparência e controle da cadeia de produção e comercialização de carne bovina no Brasil. Esta ambiciosa iniciativa trará o primeiro índice independente para mostrar como estão os frigoríficos da Amazônia e dos maiores supermercados. O site do projeto explica os motivos pelos quais ela é fundamental:

“O Radar Verde é necessário para estimular o engajamento de frigoríficos e supermercados em exigir maior controle e transparência de seus fornecedores, uma vez que, desde que o boi nasce até o seu abate e processamento de sua carne, ele passa por diversas fazendas, podendo ser algumas delas em regiões de área desmatada. Dessa forma, o Radar Verde é, para o consumidor, uma ferramenta que o ajuda escolher e diferenciar as empresas sérias – entre frigoríficos e supermercados – daquelas que não adotam ou são coniventes com práticas que destroem o meio ambiente e colocam o presente e o futuro da Amazônia em risco.”, defende o projeto.

A criação é do Instituto O Mundo Que Queremos junto com Imazon e parceria com O Eco e o Reclame Aqui. O iCS é um dos apoiadores.