• iCS - Clima e Sociedade

De: Governadores Brasileiros - Para: Joe Biden



Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, receberá em breve uma carta de governadores brasileiros preocupados com o enfrentamento à crise climática no país. Até o momento (14/04), 23 políticos que ocupam o cargo máximo do executivo dos estados nacionais já assinaram o texto fruto de articulação do Centro Brasil no Clima (CBC) com apoio e colaboração de lideranças, especialistas e organizações, como o iCS.


Os governadores buscam parceria em uma ação econômica global de descarbonização. O texto se relaciona diretamente com a Cúpula dos Líderes Climáticos, que acontecerá em 22 de abril, mesma data em que se celebra o Dia da Terra. Sugere-se interlocução e cooperação entre os Estados Unidos e os governadores brasileiros baseada em quatro eixos essenciais:


- Descarbonização

- Recuperação Florestal

- Recursos Internacionais

- Cultura Ecopolítica


A regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris com base em créditos de descarbonização e de carbono também ganha espaço no documento.


Diz trecho:


“Para que a temperatura global não ultrapasse 1,5°C até o fim do século, a humanidade precisa reflorestar uma área do tamanho do território dos Estados Unidos. Nesse desafio, o Brasil pode ampliar o verde da Terra não apenas na Amazônia, mas também em biomas de grande capacidade de captura de carbono, inestimável biodiversidade e relevância socioeconômica, como Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e o Pantanal, que perdeu grandes áreas em incêndios em 2020. No entanto, fazer isso, ao mesmo tempo em que avançamos em uma nova economia, capaz de promover o bem estar efetivo das comunidades tradicionais, é o grande desafio para que a meta da redução das emissões não sobrecarregue ainda mais os países mais pobres.

Leia na íntegra!