• iCS - Clima e Sociedade

Curso #YCLBrasil19 oferece bolsas para jovens negros(as) e de baixa renda


Em 2018, o Youth Climate Leadres (YCL) organizou uma imersão internacional de 40 dias em Paris e Quênia e lançou a primeira turma do curso YCL Brasil, cujas inscrições para 2019 estão abertas. Um dos pilares principais dos treinamentos do YCL é a diversidade dos participantes selecionados. Em um país tão desigual como o Brasil, a organização reconhece a necessidade de políticas afirmativas para garantir uma turma diversa e mais representativa da realidade brasileira.


Embora o Brasil seja a segunda maior nação com a população negra no mundo, a inclusão racial ainda é um tema delicado na sociedade em que vivemos. O YCL entende que, acreditar na inclusão racial é acreditar na construção de uma sociedade igualitária, onde não haja barreiras ou preconceitos por conta da cor da pele.




Por isso, é com muita alegria que anunciamos um processo seletivo especial para 5 (cinco) bolsas integrais para o Curso YCL Brasil 19! 02 (duas) bolsas serão concedidas em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) para para jovens que se autodeclaram negros(as) de acordo com as categorias do IBGE. A pauta de equidade racial é uma das agendas prioritárias do iCS e o plano estratégico da organização é fomentar essa iniciativa cada vez mais essa iniciativa. Candidatos elegíveis devem usar o código ICSDIVERSIDADE no formulário de inscrições do curso. Também serão oferecidas 03 (três) bolsas para jovens de baixa renda em parceria com o Centro Brasil no Clima (CBC). Candidatos elegíveis devem usar o código CBCSOCIAL no formulário de inscrições do curso. Jovens brasileiros podem escolher entre a modalidade presencial (São Paulo), semi presencial (Rio de Janeiro) e online (demais estados).


O prazo de inscrições para as bolsas é 20 de março, sendo que as inscrições sem bolsa se encerram dia 31 de março. O curso iniciará dia 06 de abril em São Paulo, com transmissão online para demais estados (programação completa). Participantes do Rio de Janeiro poderão assistir às aulas juntos no YCL Hub RJ. Durante a seleção, serão considerados os seguintes critérios:


(1) Potencial de liderança;

(2) Alinhamento ou experiência com o tema mudança do clima e/ou questões socioambientais;

(3) Quanto o/a candidato/a vai se beneficiar do curso;

(4) Quanto o/a candidato/a vai agregar para o grupo;

(5) Potencial de crescimento pós-programa.


Esperamos que as bolsas permitam a criação de pontes entre temáticas como diversidade e mudança do clima, formando jovens que, com o apoio das instituições envolvidas e demais membros da rede YCL, vão liderar a transição para uma sociedade mais justa e sustentável.


Compartilhe essas oportunidades!


#YCLBrasil19

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social