• iCS - Clima e Sociedade

COP26 com representatividade da sociedade civil brasileira

Atualizado: 16 de dez. de 2021

Populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas tiveram participação massiva na conferência e se prepararam com antecedência. iCS apoiou com recursos e articulações


Não é exagero: a COP26 foi a mais representativa e diversa em termos de representação da sociedade civil brasileira. Populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas tiveram participação massiva e se prepararam com antecedência. Confira algumas formas encontradas para isto:


Curso do Observatório do Clima

A Formação “Negociando o Futuro” é realizada pelo Observatório do Clima a partir da união de diferentes perspectivas sobre a crise climática que, juntas, buscam traçar um caminho possível para o futuro do planeta. Para isso, reuniu representantes das organizações que compõem o OC e também de organizações parceiras que iniciaram suas trajetórias nas negociações e agenda climáticas, e que participariam da COP26.

Série de diálogos “Ambições para e pós COP26”


O IYALETA – Pesquisa, Ciência e Humanidades/Amazônia Legal Urbana realizou uma série de diálogos visando ampliar os horizontes com a socialização das ambições brasileiras no Sul Global dentro das possibilidades que seriam construídas na COP. Os convidados e convidadas debateram temas como As Dimensões Climáticas e as Desigualdades de Gênero; Amazônia nas Dimensões do Ordenamento Territorial Desigual; Países Africanos e Dimensões das Mudanças Climáticas; A Descarbonização do Norte e o Combate às Desigualdades no Sul Global; Desertificação, Desigualdades e Descarbonização: A Amazônia e a Caatinga Brasileira.


"COP 26 - Sem Justiça racial não há justiça climática”

A Uneafro Brasil organizou debate no Youtube sobre o tema que, felizmente, ganha cada vez mais destaque: Sem justiça racial não há justiça climática. Qual é o modelo de desenvolvimento que queremos para os próximos anos? Vamos denunciar o racismo ambiental? Confira!


Leia também artigos de alguns grantees do iCS, reportagens e mais opções de eventos:


COP26 precisa dar a devida urgência ao tema do racismo ambiental

Povos indígenas vão a COP26: “não há solução para a crise climática sem nós”

23 lideranças indígenas da Amazônia Brasileira participam da COP-26 em Glasgow

Evento “Indigenous Peoples of the Amazon & Climate Change”

De CEO a líder indígena, pavilhão da sociedade civil lota e expõe Brasil diverso na COP