• iCS - Clima e Sociedade

COP26 é adiada em função da pandemia

Com previsão para novembro de 2020 em Glasgow, na Escócia, a COP26 será realizada agora em 2021, na mesma cidade. A nova data não foi divulgada. Decisão não desobriga países de aumentar suas ambições e conferência pode ser base de reconstrução da economia em bases sustentáveis

A COP26, conferência climática global que seria realizada na cidade de Glasgow (Escócia) em novembro, teve seu adiamento confirmado pelo governo no dia 1 de abril em função da pandemia do novo coronavírus. “Em vista do impacto mundial e contínuo da covid-19, a celebração de uma COP26 ambiciosa e inclusiva em novembro de 2020 não é possível”, diz o comunicado oficial, ressaltando que o encontro ocorrerá na mesma cidade em 2021, ainda sem data estipulada. O posicionamento do Observatório do Clima, donatário do iCS, tem nosso endosso:

“O adiamento da COP26 era uma medida esperada diante da tragédia global da COVID-19, que não tem data para acabar. A emergência epidemiológica, porém, não desobriga os países de aumentar sua ambição e concretizar ações contra outra grande crise que a humanidade enfrenta, a climática. Quando a pandemia passar, teremos um mundo definitivamente transformado e uma economia global a reconstruir, e é imprescindível que essa reconstrução ocorra em bases sustentáveis. Devemos aprender com uma crise, para evitar outras. A conferência pode ser um passo decisivo nessa reconstrução.”, Marcio Astrini, Secretário-Executivo.

Organizações interessadas no papel de observadoras das negociações internacionais, com status que lhes concede acesso a muitas das salas de negociações e manifestações dos países durante as COPs, têm prazo até 31/08/2020 para enviar suas inscrições.


Veja o nosso tutorial aqui:


Você inscreveu sua organização ou tem dúvidas sobre a relevância deste processo?

Por favor, avise-nos: alice@climaesociedade.org ou cintya@climaesociedade.org


iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social