• iCS - Clima e Sociedade

A COP25 está chegando!

Entre os dias 2 e 13 de dezembro, representantes de diferentes nações estarão em Santiago para revisar o comprometimento dos países nos esforços para controlar as emissões de gases de efeito estufa. Saiba o que o iCS está fazendo para que essa conferência seja um sucesso!


 A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP25) está chegando! O objetivo dessa COP é avançar na aprovação do Livro de Regras do Acordo de Paris, e particular no que diz respeito aos mecanismos de mercado contidos no Artigo 6 do Acordo de Paris. A COP25 será também uma oportunidade para que países reforcem seus compromissos de aumentar a ambição na redução das emissões de gases de efeito estufa e avançar medidas de apoio à adaptação aos impactos da mudança do clima.


Temos trabalhado desde agosto intensamente na articulação para que donatários de todos os portfólios e uma ampla e diversa gama de atores políticos brasileiros participem da na COP25. Fizemos um pequeno manual explicativo sobre como se tornar uma organização observadora da UNFCCC, divulgamos amplamente as oportunidades de participação e, em especial, garantimos um pavilhão, dentro da área das negociações (zona azul) que deverá se chamar Brazil Climate Action Hub.


Com a capacidade de abrigar atividades para até 40 pessoas, será um ambiente em que o setor empresarial, governos subnacionais, sociedade civil e parlamentares serão convidados a apresentar estudos, iniciativas, soluções que já estão sendo desenvolvidas no Brasil para atingir os objetivos do Acordo de Paris. Por ser no mesmo pavilhão em que ocorrem as negociações entre governos nacionais, o Brazil Hub será uma zona privilegiada de reflexões e troca de experiências e informações.  

Estamos agora somando esforços para construir junto com donatários e parceiros uma agenda robusta, inspiradora e diversa de atividades nesse espaço. Nosso objetivo é que a sociedade brasileira seja representada de forma plural e democrática e que sejam realizados debates tradicionais, mas que também sejam apresentadas práticas e ideias inspiradoras para transformar o Brasil em uma economia de baixo carbono, em consonância com o objetivo de limitar o aumento médio de temperatura abaixo de 1,5ºC até o fim do século. Caso você queira saber mais ou tenha alguma sugestão de atividade, procure a Cintya Feitosa cintya@climaesociedade.org que está a frente desses esforços.


Até dezembro, organizaremos um webinar para os nossos donatários sobre como acompanhar a COP25 e para a imprensa sobre como cobrir a conferência de 2019. Em breve, disponibilizaremos nossa programação completa.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social