• iCS - Clima e Sociedade

Conferência Brasileira de Mudança do Clima 2020

Segunda edição da conferência aconteceu em formato virtual, nos dias 5 e 12 de novembro, com diálogos endereçados às urgências da agenda do clima no Brasil



A segunda edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CMBC) reuniu, em formato virtual, organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, comunidade científica, setores público e privado para discutir compromissos e alternativas para maiores ambições na pauta climática. Realizada nos dias 5 e 12 de novembro, a CBMC promoveu diálogos endereçados às urgências da agenda do clima no Brasil, abarcando temas como recuperação verde, oceanos, florestas e transição energética. Os painéis gravados estão disponíveis no canal do Instituto Ethos, no Youtube.


O iCS, um dos correalizadores da conferência, viabilizou painéis com o tema da ação subnacional. Abordando estratégias para potencializar a ação climática subnacional, Shara Mohtadi, da Bloomberg Philanthropies, compartilhou aprendizados internacionais sobre o tema em evento da Secretaria de Meio Ambiente do estado de Pernambuco. A mesa contou também com a participação de Inamara Melo, coordenadora da CT Clima da Abema e secretária-executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de PE e Rolf Bateman, do The Climate Group. Assista aqui.


Na perspectiva de cidades, a Agenda Urbana do Clima, iniciativa da Plataforma Subnacional para o Clima, reuniu representantes de cidades e parlamentares para abordar os desafios para saúde, emprego e mobilidade. Antha Willians, da Bloomberg Philanthropies, e Rodrigo Perpétuo, do ICLEI, fizeram a abertura da mesa. O painel está disponível em duas partes: 1 e 2.


Dialogando sobre o contexto global de clima e suas inspirações para o Brasil e América Latina, Ana Toni, diretora-executiva do iCS, se juntou a Isabel Cavelier, consultora sênior da Mission 2020 e Yamide Dagnet, diretora de Negociações Climáticas do WRI e especialista sênior na NDC Partnership. O iCS viabilizou, ainda, um painel extra conferência abordando risco climático e caminhos para o alinhamento aos objetivos do Acordo de Paris, com moderação de Gustavo Pinheiro, coordenador do Portfólio de Economia de Baixo Carbono do iCS.