• iCS - Clima e Sociedade

Conferência Anual sobre Eficiência Energética

Encontro, que é organizado pela Agência Internacional de Energia, foi realizado em Dublin, na Irlanda, e debateu sobre financiamento, inovações e novas tecnologias


A 4ª Conferência Global Anual sobre Eficiência Energética, organizada pela Agência Internacional de Energia (IEA), aconteceu em Dublin, Irlanda, nos dias 24 e 25 de junho. Com a presença de ministros, CEOs, chefes de organizações internacionais e outros líderes do setor, o evento abordou o impacto da digitalização na eficiência energética e as lições aprendidas. Também houve discussão sobre financiamento, inovações de negócios e políticas e os múltiplos benefícios da prática, além de exposições de novas tecnologias. Durante o encontro, o Primeiro Ministro da Irlanda ressaltou sua crença de que o investimento em eficiência, inovação e tecnologias inteligentes está na base do plano de desenvolvimento de baixo carbono do país. Segundo ele, a política climática é um vetor de desenvolvimento local, com o objetivo de garantir competitividade ao principal setor econômico do país (agricultura) com reduzidas pegadas de carbono. Nesse contexto, a eficiência energética é um elemento central.


Já o representante chinês falou que o combate às mudanças do clima e a redução da poluição do ar são compromissos assumidos pelo presidente Xi Jinping. Todo o planejamento governamental, explica, traz uma estratégia de longo prazo para a eficiência energética, baseada em padrões legais, ações estruturais nos setores de indústria, com o descomissionamento das plantas mais antigas, e financiamento verde. Em relação aos Estados Unidos, o representante assegurou que o crescimento econômico com combate à poluição e redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) é prioridade. A conferir.


Crédito: Unsplash

#eficienciaenergética #IEA

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social