• iCS - Clima e Sociedade

Ar eficiente

Um dos eventos mais importantes do setor AVAC-R na América Latina foi realizado em setembro com muito aprendizado e discussões


Nas vésperas do maior Congresso do setor AVAC-R (Ar Condicionado, Ventilação, Climatização e Refrigeração) da América Latina, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de setembro, o Instituto Clima e Sociedade (iCS) iniciou em agosto uma campanha digital voltada para o evento. A mobilização virtual movimentou as páginas do iCS no Linkedin, Facebook e Twitter, alcançando e engajando milhares de pessoas no assunto.



Mas a presença do iCS foi além das redes sociais durante os três dias do CONBRAVA (Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar). Por meio do Projeto Kigali, a organização apresentou dois artigos que avaliam os desafios, as oportunidades e as tendências para os setores público e privado nos próximos anos.



“Os artigos mostram como e porque vale a pena investir em aparelhos de alta performance”, explica Kamyla Borges, coordenadora do projeto.

Foi também por intermédio do Projeto Kigali que o Lawrence Berkeley National Lab se uniu ao Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LABEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em um importante trabalho. Juntas, as instituições desenvolveram um relatório técnico de análise da adoção da norma ISSO 16358:2013 como referência para a revisão da metodologia de ensaio de condicionadores de ar. Além de contribuir para a economia de energia e de recursos, a revisão garante aos consumidores informações mais precisas da eficiência energética dos equipamentos, o que lhes dará melhores condições na hora de decidir a compra.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social