• iCS - Clima e Sociedade

Como estamos em meio à pandemia?

Saiba como a equipe do iCS está lidando com o novo cenário e se adaptando à nova rotina. Conheça as doações emergenciais realizadas e aprovadas pelo nosso conselho, direcionadas às regiões de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro e da Amazônia. Veja também mais detalhes das iniciativas e campanhas dos nossos donatários em meio à crise


Por Andréia Coutinho Louback


Estamos enfrentando a primeira pandemia em escala global. Uma crise de saúde sem precedentes que atinge, pelo menos, 180 países e territórios. Trata-se de um momento inédito na história que atravessou gerações, geografias e classes sociais, trazendo à tona problemas estruturais da nossa sociedade. Os números referentes ao novo coronavírus são surpreendentes todos os dias no Brasil afora. Estamos perdendo vidas e aprendendo a lidar com múltiplas incertezas sobre o futuro.


Diante desta crise sanitária, vivemos um tempo de reafirmar nossas agendas e rever formas de atuação. O momento, então, nos desafia à construção emergencial de medidas propositivas, sobretudo para as populações mais vulneráveis. É tempo de retomar prioridades e apoiar financeiramente iniciativas que visam conter o avanço da pandemia e lutar por ações solidárias. É de tempo de reagir e sobreviver.


Nosso primeiro desafio foi entender o novo calendário. A equipe do Instituto Clima e Sociedade (iCS) está em home office desde o dia 16 de março, respeitando o isolamento social proposto pelos órgãos de saúde em prol da proteção de todos os colaboradores. Como afirmou a nossa diretora-executiva, Ana Toni, na carta enviada diretamente para os nossos donatários, entendemos que o momento é crítico e tranquilizamos nossas organizações apoiadas quanto aos prazos e possíveis revisões de projetos ou orçamentos.


Nosso conselho deliberativo aprovou um valor para fundos emergenciais para, assim, apoiarmos financeiramente algumas regiões periféricas e de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. Também apoiamos iniciativas na região da Amazônia, já que os povos indígenas são mais vulneráveis a epidemias em função das condições sociais, econômicas e de saúde segundo o Instituto Socioambiental. Até agora fizemos seis doações emergenciais, que estão disponíveis aqui.


A seguir, reunimos 11 iniciativas que estão acontecendo no campo da filantropia no combate à COVID-19. Nossa expectativa é que elas possam continuar nos movendo à ação prática, inspirar novas estratégias de combate e trazer informação transparente, acessível e de qualidade a toda a nossa rede. Confira!


I) Doações emergenciais do iCS para o Rio de Janeiro e Amazônia

Nesta página, é possível acessar mais detalhes referentes às doações aprovadas pelo iCS desde o dia 26 de março. Buscamos apoiar intencionalmente organizações que atuam com pautas que não se restringem à mudança do clima. Vale lembrar que todos os valores constam na atualização do Monitor das Doações COVID-19 da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), que objetiva a consolidação de valores doados - atualizados diariamente - em função do coronavírus no Brasil, a fim de inspirar ainda mais uma cultura de doação. Tanto a nossa página quanto o monitor da ABCR estão disponíveis em português e em inglês.


II) Emergência COVID-19 – Coordenação de ações de filantropia e do investimento social em resposta à crise

Lançada no dia 26 de março pelo GIFE, a plataforma visa contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados. Saiba mais aqui e para entrar em contato com o GIFE, escreva para contatoemergenciacovid19@gife.org.br III) Série de infográficos da Casa Fluminense

A cada semana, a Casa Fluminense irá compartilhar dados, propostas e reflexões sobre a realidade de desigualdades na Região Metropolitana do Rio de Janeiro através da série especial dos Infográficos da Desigualdade, com o olhar atento para a precarização e a falta de acesso a direitos básicos que marcam historicamente o cotidiano das periferias. O contexto da pandemia do COVID-19 evidenciou ainda mais o papel das políticas públicas de garantir segurança para a população, principalmente para os economicamente mais vulneráveis. Clique aqui para explorar as infográficas. #habitação IV) Saiba como ajudar os indígenas e povos da floresta no combate ao coronavírus

Os indígenas e outros povos da floresta estão se mobilizando para garantir o bem-estar de suas comunidades. Vaquinhas virtuais e contas bancárias foram disponibilizadas para garantir itens de higiene, alimentos e também dinheiro para os próximos meses. Caso conheça alguma iniciativa que esteja fora da lista publicada pelo Instituto Socioambiental, envie as informações por meio das redes sociais da organização. V) Plataforma de monitoramento da situação indígena na pandemia do novo coronavírus no Brasil

Conheça a plataforma com informações levantadas com base nos boletins das Secretarias Estaduais de Saúde sobre a pandemia e compiladas pela iniciativa Brasil.io. Para os casos indígenas, a fonte é a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), subordinada ao Ministério da Saúde (MS). Atualização semanal de informações com base em notícias de imprensa e apuração própria para os casos nas cidades. Os números e infográficos podem ser visualizados aqui. VI) Covid-19 e Mudanças Climáticas: O que essas crises têm em comum?

Os dois temas envolvem saúde, bem-estar e condições econômicas da população no curto e no longo prazo. Eles demandam medidas urgentes de governos, ações individuais, cooperação entre países e confiança na Ciência. As crises decorrentes da pandemia do coronavírus e a crise decorrente do aumento da temperatura na Terra, a crise climática, têm muitos elementos em comum. Neste episódio do podcast As Árvores Somos Nozes, Iago Hairon, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil e ativista climático, e Andréia Coutinho, coordenadora de comunicação do Instituto Clima e Sociedade, trouxeram suas perspectivas sobre o assunto. Confira!


VII) #RadarICLEI_Covid19

O ICLEI América do Sul tem publicado periodicamente em suas redes sociais vários destaques de iniciativas que compilam planos, estratégias e políticas desenvolvidas em municípios de todo o globo contra a pandemia. Segundo a coordenadora de comunicação e advocacy, Fernanda Kalena, a curadoria realizada para a Rede ICLEI, visa melhores referências e informações nacionais e internacionais, a fim de facilitar, inspirar e embasar as ações dos gestores locais. Confira todas as edições no Twitter, Linkedin e Facebook.


VIII) Qual a conexão entre justiça climática e a pandemia?

A crise climática, decorrente do aquecimento da Terra, já estava por aqui antes da crise decorrente da pandemia do coronavírus virar (com toda a razão) a maior preocupação do mundo todo. Ambas vão afetar mais as populações mais pobres. Dê play no vídeo de dois minutos publicado pelo Greenpeace Brasil, que viralizou nas redes sociais. #justiçaclimática

IX) Boletim COVID-19

Para apoiar as lideranças RAPS na missão que a pandemia nos impõe, a equipe da organização tem produzido semanalmente um boletim atualizado com um compilado das medidas mais relevantes que vem sendo adotadas e anunciadas pelos poderes públicos e órgãos da esfera federal. Tais medidas devem ser consideradas pelas demais esferas de poder, tanto no desenho de ações concretas quanto no olhar atento para evitar retrocessos e garantir direitos. Confira a edição #1, #2 e #3 e #4 do boletim com as principais medidas do poder público federal. X) Quando a pandemia e a economia se encontram

O segundo podcast do Instituto Escolhas entrevistou o economista Rudi Rocha. O encontro da pandemia do coronavírus com a economia é o tema da conversa mediada por Sergio Leitão, diretor executivo da organização. Ouça no Spotify e no Anchor!


XI) Orientações aos povos indígenas - CORONAVÍRUS & AUXÍLIO EMERGENCIAL



Lançado hoje, a cartilha traz informações sobre como se prevenir do Coronavírus e sobre como receber o Auxílio Emergencial do Governo Federal com segurança. Faça o download aqui e compartilhe!

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados