• iCS - Clima e Sociedade

Como foi a Climate Week para a 350.org

Updated: Sep 11, 2019

"A participação da 350.org América Latina durante a Climate Week Salvador foi bastante intensa e positiva. Durante a semana de atividades, conhecemos e reencontramos jornalistas de veículos nacionais, entre eles Valor, Folha de S. Paulo, ClimaInfo, Colabora, TV Globo, SBT; e globais, como Reuters, AFP e AP; importantes para a cobertura de pautas ambientais. Além disso, obtivemos bons resultados de imprensa no próprio evento, como uma entrevista de mais de três minutos de nosso diretor regional, Rubens Born, para o Jornal da Manhã, da afiliada da TV Globo na Bahia, sobre a necessidade da transição energética no Brasil. Também tivemos a oportunidade de nos encontrar com outras entidades que trabalham questões relacionadas ao meio ambiente e clima e amigos do movimento socioambiental.

A organização teve a honra de participar de um painel sobre empoderamento para ação climática, representada pelo nosso organizador de campanhas da América Latina, Ilan Zugman. Para ele, é neste ponto em que temos a maior chance de vitórias dentro da crise climática em que vivemos. "Enquanto os governos seguem dando passos muito lentos perante a urgência requerida, a sociedade civil vem se fortalecendo e se organizando", apontou Zugman.

É importante ressaltar que o evento foi realizado em um momento crítico para o Brasil, visto que as queimadas na Amazônia se intensificaram no período e viraram pauta para muitas das discussões. Segundo a gestora de campanhas da 350.org Brasil, Suelita Röcker, este foi um ponto positivo para dar mais visibilidade ao problema que vem acontecendo há tantos anos em nosso País, mas acabou deixando de lado outros aspectos relacionados, por exemplo, ao uso de combustíveis fósseis.

Entretanto, Suelita afirmou que os objetivos da 350.org – que envolvem o impedimento do fraturamento hidráulico (fracking), da extração de carvão e das mudanças climáticas – foram amplamente abordado em diversos momentos, fazendo com que a Climate Week tenha sido essencial para dar início aos debates que devem seguir em pauta até a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP25), que ocorrerá em Santiago, no Chile, em dezembro deste ano." - Suelita Röcker, gestora de campanhas da 350.org Brasil e Ilan Zugman, organizador de campanhas da 350.org América Latina

Créditos: Paulinne Giffhorn/350.org

#ClimateWeek #350.org #iCSApoia


iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados