• iCS - Clima e Sociedade

Papel das cidades e estados na agenda climática

Último encontro técnico do ciclo de três debates em relação à agenda climática dos governos subnacionais traz lançamento de relatório sobre governos estaduais e mudança do clima, do CDL Latin America



Foi lançado o relatório “Como os governos estaduais brasileiros enfrentam a mudança do clima”, já disponível na Plataforma Subnacional para o CLIMA e de autoria do CDP Latin America. O texto objetiva apresentar análise do status da ação climática dos estados brasileiros baseado nas informações submetidas por esses atores ao CDP em 2020. Entre os principais resultados, destacam-se:


- 18 estados brasileiros já adotaram Políticas Estaduais com foco no clima e 19 estados possuem Fórum ou Comitê para tratar o tema de forma estruturada com representantes da sociedade civil.


- 14 estados responderam positivamente à pergunta sobre possuir inventário de emissões de gases de efeito estufa regional e 13 forneceram detalhes sobre seus inventários.


- Há um número muito baixo de estados brasileiros com metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. Somente 5 estados responderam possuir metas, sendo que um deles não forneceu detalhes sobre a meta.


- 7 estados afirmam ter uma análise de risco ou de vulnerabilidade. Entretanto, 15 estados responderam estar em processo de adoção ou com intenção de adotar nos próximos 2 anos. 7 estados responderam possuir um plano de adaptação.


O desenvolvimento de mercado de carbono é a oportunidade de ação climática mais citada (10 estados selecionaram essa opção), seguida do desenvolvimento da gestão sustentável da água e do desenvolvimento de projetos de resiliência à mudança climática.


O Relatório foi lançado durante o Encontro Técnico #3 da ACA Brasil, que reuniu Marina Caetano, do Instituto Talanoa; José Mauro, da Secretaria de Meio Ambiente do Pará; Sônia Knauer, da Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte - MG; Sandino Lamarca, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Serra Talhada – PE; e Andreia Banhe, do CDP Latin America. O evento encerrou o ciclo dos três encontros técnicos em relação à agenda climática dos governos subnacionais.