• iCS - Clima e Sociedade

CBCS inaugura Programa Cidades Eficientes no Rio de Janeiro

Município será o próximo a receber a estruturação de elementos de governança e políticas públicas para promover adaptação e mitigação às mudanças climáticas, após Florianópolis


O CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável) realizou, no dia 5 de maio, a Reunião de Abertura do Programa Cidades Eficientes na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Com apoio do iCS, o projeto viabiliza a estruturação de elementos de governança e políticas públicas capazes de promover a mitigação e a adaptação de cidades às mudanças climáticas. Participaram do evento diversos órgãos do município, membros do iCS, da academia (professores da UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro], UFSC [Universidade Federal de Santa Catarina] e USP [Universidade de São Paulo]), a equipe do CBCS e representantes da prefeitura de Florianópolis, onde o Programa já foi realizado.



Outra reunião importante do CBCS aconteceu com o prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, para a entrega oficial dos resultados do trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Floripa Cidade Eficiente, realizado entre 2020 e 2021. Entre as ações implementadas, destacam-se: gestão do consumo de energia e de água dos edifícios municipais de Florianópolis; capacitação do corpo técnico da PMF em eficiência energética nas edificações; e elaboração de políticas públicas em eficiência energética para os edifícios públicos e privados do município. A conversa com o prefeito também abordou a nova fase do programa Cidades Eficientes na cidade, com o apoio do iCS, para continuidade no acompanhamento da utilização da plataforma para gestão de consumo das edificações implementada.



Na foto e ao centro, o prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, à esquerda, o presidente do CBCS, Olavo Kucker Arantes, e as integrantes da equipe do CBCS no Programa Cidades Eficientes, a coordenadora técnica Maria Andrea Triana e a pesquisadora Liége Garlet.