• iCS - Clima e Sociedade

BRT-RJ ganha novas licitações no início do ano

Prefeitura do Rio de Janeiro lança licitações de bilhetagem digital e de frota, para reorganização e melhoria do sistema de corredores dos ônibus na cidade

O Rio de Janeiro iniciou o processo de licitações de Bilhetagem Digital e de frota para o BRT (Bus Rapid Transit). Em relação à bilhetagem, a gestão do prefeito Eduardo Paes garante que haverá diversificação nos meios de pagamento (cartão bancário, QR Code, celular e pix), novos meios de transportes (gradualmente, a bilhetagem será aceita também no Bike Rio e Taxi Rio), facilidade na recarga e na troca de cartões, além da recuperação de créditos, sendo possível que o usuário controle a sua conta de forma 100% online e em tempo real por meio de aplicativo. Mais do que isso, garante que a prefeitura conseguirá gerir de forma mais eficientes os recursos provenientes do transporte coletivo. Já em relação à requalificação do sistema BRT, a licitação é feita de forma separada. Primeiro, a aquisição de frota, o que possibilitará a substituição gradativa dos ônibus antigos por novos; em seguida, a concessão de operação dos serviços do sistema.

“A Prefeitura do Rio está inovando ao incorporar as melhores práticas em relação a transporte público por ônibus. A licitação da bilhetagem digital garantirá a transparência e gestão adequada dos recursos oriundos do transporte, enquanto a licitação da frota do BRT fará a separação entre propriedade e operação dos ônibus, garantindo assim a qualidade do serviço prestado e uma oferta de frota adequada ao serviço”, diz Marcel Martin, coordenador do portfólio de Transporte do iCS.

O conteúdo das licitações reverbera o trabalho de donatários do iCS como ITDP e IDEC, que acompanharam todo o processo com sugestões frequentes de melhores práticas.


Crédito: Agência Brasil