• iCS - Clima e Sociedade

Mais velocidade, menos emissões

O primeiro Boletim Monitor de Ônibus SP, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), mostra que os ônibus de SP em janeiro emitiram menos carbono e poluentes do que cinco anos atrás


Com maior velocidade em função da menor circulação de pessoas, os ônibus do município de São Paulo emitiram até cerca de 50% menos gases de efeito estufa e poluentes do ar em janeiro de 2021 em comparação com a frota do mesmo mês de 2016. Já as emissões de dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP) emitidos na combustão foram 57%, 52% e 71% menores, respectivamente. Os dados integram os indicadores de qualidade e de uso do serviço dos ônibus municipais que, a partir de agora, serão divulgados bimestralmente pelo “Boletim Monitor de Ônibus SP”, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).


O documento também afirma que a pandemia mostrou que priorizar o transporte público aumenta a eficiência socioambiental viária – portanto, investir em faixas exclusivas e corredores de ônibus pode ser uma das soluções para o cumprimento do Artigo 50 da Lei de Mudanças Climáticas, que aborda a redução de emissões do transporte público na capital paulista.




iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados