• iCS - Clima e Sociedade

Avaliação de Impacto da Paulista Aberta

Programa que libera dois sentidos da avenida Paulista, em São Paulo, para pedestres e ciclistas aos domingos e feriados foi avaliado por equipe multidisciplinar



O lançamento da Pesquisa “Avaliação de Impacto da Paulista Aberta na Vitalidade Urbana” foi destaque no dia 20 de maio. Desenvolvido por equipe formada pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB/PROURB/UFRJ) em parceria com ITDP Brasil, Bike Anjo e Corrida Amiga, o estudo avaliou o programa que restringe a circulação de veículos motorizados nos dois sentidos da avenida aos domingos e feriados e abre o espaço para a circulação livre de pedestres e ciclistas. Entre os principais resultados apresentados estão:


  • Em apenas 5 minutos passam 950 pedestres e 70 ciclistas na via;

  • 73% dos frequentadores e 42% dos moradores se sentiram estimulados pelo programa a fazer mais atividades em espaços públicos

  • 71% dos moradores e 92% dos comerciantes são a favor do programa Paulista Aberta


“Foi uma oportunidade única estudar e aplicar a metodologia de avaliação de impacto. Esta é uma metodologia internacionalmente validada e extremamente acurada. Podemos dizer que o estudo é inédito por aplicar a metodologia para entender o impacto de intervenções na cidade, que está em constante transformação causadas por um sistema de variáveis complexo. O resultado foi satisfatório – tanto pelo aprendizado de toda a equipe quanto pela respostas encontradas e adaptações desenvolvidas para aplicar o método. O impacto do programa foi verificado por meio da análise de indicadores nas dimensões ambiental, urbana, social e econômica, que, juntas, caracterizam o conceito de vitalidade urbana”, explica Victor Andrade, do LABMOB.


*O apoio a este projeto foi possível graças à CIFF, que ofereceu, junto com o iCS, um curso de três dias sobre avaliação de impacto, aberto a donatários de ambas as instituições. Após o curso, CIFF e iCS selecionaram, por edital, dois projetos de pesquisa, com o intuito de que os participantes do curso aplicassem a metodologia aprendida.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados