• iCS - Clima e Sociedade

Reforma Tributária Verde

Gustavo Krause, Paulo Haddad e Rubens Ricupero, -ex-ministros da Fazenda e signatários da Convergência pelo Brasil, publicam artigo no Valor apoiando as propostas da campanha #estáfaltandoverde


Gustavo Krause, Paulo Haddad e Rubens Ricupero, ex-ministros da Fazenda durante o governo Itamar Franco e signatários da Convergência pelo Brasil, iniciativa pela retomada econômica com princípios socioambientais, publicaram artigo no Valor sobre a Reforma Tributária Verde. O texto, que endossa a proposta de 12 organizações da sociedade civil, iCS entre elas, começa assim:


“O sistema tributário brasileiro está ultrapassado e necessita novas configurações e resoluções. Com mais uma crise econômica, há urgência para a simplificação de regras, diminuição da carga tributária, eliminação de subsídios que criam distorções e, sobretudo, redução da passividade com os prejuízos socioambientais. Semelhantes demandas estiveram presentes no contexto legislativo há décadas.



Com a população apreensiva pelo futuro e enorme inquietação no mercado financeiro, a busca por novos modos de desenvolver uma economia próspera e atrativa ao mercado internacional deve incluir as demandas de sustentabilidade. O sistema tributário deve ser reformulado em vista de incentivos para o desenvolvimento de produtos, serviços e atividades econômicas com baixas emissões de carbono e com formas de combate de uso de recursos públicos para o subsídio das que vão em sentido contrário, e que, neste novo cenário econômico mundial, resultarem em desvantagem competitiva.”


Leia na íntegra aqui.



iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados