• iCS - Clima e Sociedade

Amazônia pelos seus moradores


Pesquisa inédita realizada pela Ideia Big Data e encomendada pelo iCS e Instituto O Mundo que Queremos mostrou que, para 56% dos moradores de municípios da Amazônia Legal, a situação do meio ambiente piorou na região nos últimos anos. Ao mesmo tempo, 66% acreditam que a floresta é o maior bem da humanidade, e não apenas dos brasileiros. Confira mais detalhes no O Globo.


Ao todo, 1400 pessoas foram entrevistadas entre os dias 11 e 23 de outubro. Para 74%, a saúde é a área mais carente de melhorias – outros problemas citados foram educação (50%), geração de emprego (40%) e a defesa do meio ambiente (25%). A preocupação com a sustentabilidade, embora inferior a da saúde (natural em ano de pandemia, com demandas imediatas), é grande, e inclusive mostra uma consciência fundamental: 86% dos entrevistados acreditam que a prosperidade econômica está diretamente vinculada à conservação do bioma. Somente 8% discordam dessa ligação.


A cobrança nesse sentido recai mais sobre os políticos locais: para 24%, os governadores são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento de programas sustentáveis, e apenas 15% atribuem este papel ao governo federal, sendo outros 15% à prefeitura. Já em relação ao nível de preocupação dos políticos com a Amazônia, apenas 23% avaliam positivamente. Número bem inferior aos 47% dos moradores que veem com bons olhos os cuidados dos ambientalistas com a floresta.