• iCS - Clima e Sociedade

Presidente designado da COP26 visita Brasil

Político britânico Alok Sharma passa três dias no Brasil e se encontra com representantes da sociedade Brasil, reforçando o compromisso de lutar para manter aumento da temperatura em 1,5ºC

O presidente designado da COP26 (que acontecerá em Glasgow em novembro), Alok Sharma, esteve no Brasil no começo de agosto para uma visita de três dias, com o objetivo de iniciar um ciclo de conversas construtivas com a sociedade brasileira até a COP, além de apoiar na construção de soluções para temas chave da participação brasileira, como implementação da NDC, acordo sobre o artigo 6, redução do desmatamento e metas setoriais concretas.

Em encontro com representantes de entidades convidadas, Sharma ouviu sobre a importância do uso da terra, a urgência do combate ao desmatamento e a relevância do envolvimento de povos originários e de comunidades tradicionais nas soluções para o enfrentamento da mudança climática. Pela primeira vez em COPs, haverá comitês consultivos da sociedade civil, dos quais os povos indígenas são parte integrante.

Sharma deixa o país com impressão positiva da sociedade brasileira, que demonstra maturidade e avanços na agenda do clima, e cobra do governo federal mais ambição e planos de implementação de política climáticas, da NDC e efetividade no controle do desmatamento, maior fonte de emissões brasileiras.

Sua visita quase coincidiu com o lançamento de um dos relatórios mais importantes já publicados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), que quantifica pela primeira o impacto dos seres humanos no aumento da temperatura média do planeta. Mais do que isso, o documento afirma que a temperatura continuará a subir até meados do século em todos os cenários projetados para as emissões de gases de efeito estufa e reforça a necessidade urgente de maiores ambições.

Confira mais sobre a visita de Alok Sharma no Valor e na Coalizão, e conheça o relatório do IPCC.