• iCS - Clima e Sociedade

Carta de despedida: Alice Amorim

Em julho, nos despedimos da nossa coordenadora do portfólio de política climática e engajamento. Após dois anos de intenso trabalho, Alice partirá para um novo desafio e certamente deixará saudades!



Queridos(as) colegas e parceiros(as),


Despeço-me de vocês e do iCS com uma mistura de sentimentos bons. Depois de quase 3 anos, posso dizer que o iCS é uma das organizações mais dinâmicas em que já trabalhei. Tenho uma imensa gratidão pelas oportunidades que tive de testar ideias, conhecer pessoas instigantes e organizações interessantes que mudaram minha forma de ver o mundo e os desafios que temos pela frente.


Ser coordenadora do portfólio de política e engajamento no iCS me ensinou muito sobre como pensar em colaboração na prática, em como criar sinergias e sempre manter o faro aguçado para oportunidades que as organizações parceiras nem sempre têm no radar ou facilidade de acessar. Me senti esses anos tentando juntar peças que mudam, se movem, se transformam e às vezes se encaixam perfeitamente no grande quebra-cabeças da descarbonização do Brasil.


Muitas pessoas devem pensar que ser coordenador de programa de uma organização filantrópica é uma posição confortável. Justo ao contrário! É um papel muito prazeroso, gratificante sim, mas também que envolve muita escuta e sensibilidade. Acabamos absorvendo muito das organizações e pessoas, em um esforço constante de tentar interpretar a realidade, o que nossos parceiros pensam que é necessário fazer, o que achamos que precisa ser feito, o que não temos ideia de como resolver, mas que faz parte desse todo. E ainda tentar fazer sentido estratégico de tudo isso! É um baita exercício!


Saio do iCS uma profissional melhor do que entrei e sinto que deu pra contribuir um pouquinho para o fortalecimento e diversificação do ecossistema de organizações que atuam na política climática brasileira. Sigo para uma temporada de pesquisa sobre política climática na prática no Parlamento Alemão, com o apoio da Fundação Humboldt. Entretanto, continuarei muito comprometida com a causa e espero voltar ao Brasil com novas e mais ideias de como ajudar a tornar o Brasil um lugar menos desigual, mais democrático e que incorpore a agenda climática de forma mais perene, ampla e estratégica.


Agradeço a vocês por todos os aprendizados, as amizades e colaborações. Ao time muito especial do iCS, aos parceiros de atividades diversas, aos grantees, aos membros do Conselho e aos nossos financiadores com quem aprendi muito nesses anos. Mas quero fazer um agradecimento especial à Ana Toni, minha mentora e parceira. Sem sua generosidade, apoio e incentivo eu não teria chegado até aqui. Serei eternamente grata a você, Ana.


Um abraço e Auf Wiedersehen!


Alice Amorim*

Alice é advogada coordenou o portfólio de política climática e engajamento do iCS nos últimos dois anos.


iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social