• iCS - Clima e Sociedade

Agenda urbana do Clima

Mais de vinte organizações produzem coletivamente uma Agenda com 10 ações prioritárias para o nível local, de olho nas eleições municipais de 2020. Produto integra a Plataforma Subnacional para o Clima


As eleições municipais de 2020 apresentam uma grande oportunidade de discussão de prioridades para as cidades nos próximos quatro anos. Com a pandemia da Covid-19 e as consequentes discussões sobre uma recuperação econômica inclusiva e condizente com os desafios ambientais, é urgente que esse debate também incorpore as questões urbanas e as particularidades de implementação dessas medidas de retomada pelas cidades. Por isso, a menos de dois meses das eleições municipais, o Instituto Clima e Sociedade (iCS), junto a mais de 20 organizações da sociedade civil e outras instituições, produziram coletivamente uma Agenda Urbana do Clima, com 10 ações prioritárias para o nível local. As propostas e desdobramentos estão disponíveis em:  www.agendaurbanadoclima.com


A Agenda Urbana do Clima é uma das entregas da Plataforma Subnacional para o Clima, iniciativa que conta com o apoio da Bloomberg Philanthropies.  Iniciada em julho de 2020, a plataforma nasce com desafios urgentes para o contexto da ação climática brasileira: fortalecer as redes que atuam na esfera subnacional; gerar escala para ações locais; e contribuir para o aumento da ambição de estados e municípios nos compromissos climáticos.

Embora em fase de concepção, além da Agenda Urbana do Clima, a iniciativa já desenvolveu projetos-piloto que validam a relevância de sua existência para o contexto subnacional. Entre eles, um levantamento inicial do nível de atuação subnacional de organizações da sociedade civil e outras instituições; e a articulação de atores e donatários do Instituto Clima e Sociedade (iCS) que atuam no subnacional para painéis na Climate Week New York City.


Entre as próximas entregas, está previsto um mapeamento do fluxo de financiamento de projetos para o clima no nível subnacional e a construção do portal para articulação e criação de banco de dados. E a iniciativa está só começando!



iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social