• iCS - Clima e Sociedade

Por um Acordo UE-Mercosul mais sustentável

Segundo capítulo da série OCAA Webinários traz James Harrison, professor da Universidade de Warwick, e seu estudo para aperfeiçoar o capítulo “Comércio e Desenvolvimento Sustentável”


O estudo “Proposals on the EU-Mercosur Association Agreement and the Environment”, de James Harrison, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Warwick, no Reino Unido, propõe aperfeiçoamentos ao capítulo “Comércio e Desenvolvimento Sustentável” sugerido no documento que estabelece o acordo Mercosul-União Europeia.


O artigo afirma que o Acordo de Associação UE-Mercosul (EUMAA) “não aborda adequadamente as questões de mudança climática e degradação ambiental, tanto na UE quanto nos países do Mercosul. Dessa forma, não reflete as metas climáticas das partes e outros compromissos ambientais, como o Pacto Verde da EU e a política climática nacional brasileira”. A publicação, que pode ser acessada aqui, aponta cinco propostas concretas para tratar de questões ambientais graves:


  1. Enfrentar o desmatamento na Amazônia e em outros biomas

  2. Combater questões mais amplas de mudança climática e degradação ambiental

  3. Reconhecer a assimetria das relações comerciais entre a EU e o Mercosul e seus impactos no desenvolvimento sustentável da região do Mercosul

  4. Melhorar a base de dados e as modalidades de consulta em relação aos impactos ambientais do EUMAA e de futuros acordos

  5. Apoiar os esforços ambientais das organizações da sociedade civil


O 2º capítulo da série OCAA Webinários, organizada pelo Observatório de Comércio e Ambiente na Amazônia, foi realizado no dia 1º de abril. Além da apresentação de James Harrison , Vera Thorstensen, professora da Escola de Economia de são Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Marcos Jank, professor sênior de agronegócio global do Insper e coordenador do “Insper Agro Global”, participaram como debatedores sob a moderação de Sandra Rios, diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento – Cindes.


Assista: https://www.youtube.com/watch?v=KUrdBihuliw