• iCS - Clima e Sociedade

Aliança pela Ação Climática – ACA Brasil

A ACA Brasil foi oficialmente lançada no dia 28 de janeiro, com a missão de mobilizar os diversos atores da sociedade pela retomada do protagonismo brasileiro na ação climática.


No dia 28 de janeiro, foi oficialmente lançada a Aliança pela Ação Climática – ACA Brasil. Seu objetivo principal é mobilizar imprensa, entidades religiosas, lideranças empresariais, investidores, autoridades locais e estaduais, organizações da sociedade civil, acadêmicos e a juventude para expandir o movimento subnacional, e assim contribuir para reduzir concretamente as emissões e aumentar a resiliência dos territórios. Por isso, o WWF Brasil, ICLEI América do Sul, Instituto Clima e Sociedade, CDP Latin America e o Centro Brasil no Clima se uniram para formar e coordenar a criação da ACA Brasil.

A expectativa é que o Brasil não apenas alcance os compromissos assumidos no Acordo de Paris, como os supere, com base nas novas recomendações do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). É urgente que tenhamos ações efetivas para impedir o aquecimento acima de 1,5º C com base no período pré-industrial, tornando indispensável a mobilização de esforços para reduzir pela metade as emissões nacionais até 2030 e atingir a neutralidade em carbono até 2050.

O evento de lançamento da ACA Brasil teve moderação de Daniela Lerário, participação de Gonzalo Muñoz, High Level Champion, Presidência da COP25; e de Suzana Khan, Vice-diretora da COPPE-UFRJ, além de intervenções de governadores, prefeitos, jovens e empresários, como Luiza Trajano, empresária da rede Magazine Luiza e líder no Grupo Mulheres do Brasil. Confira na íntegra como foi.