• iCS - Clima e Sociedade

A HISTÓRIA DE 2021

O ano de 2021 está chegando ao fim. Com ele, um acúmulo de lições aprendidas, entre alegrias, tristezas, vitórias e construções de caminhos. Em mais um ano na luta contra a pandemia, parceiros e donatários do iCs trabalharam intensamente na construção de bases rumo a uma economia de baixo carbono, oferecendo oportunidades e ajudando a edificar as pontes necessárias para o desenvolvimento sustentável nacional.


Foram inúmeras as histórias contadas por 2021, e com um olhar ainda próximo, revisitamos o ano sob quatro óticas: a relevância da sociedade civil propositiva, que teve no Brazil Climate Action Hub, durante a COP26, em Glasgow, o seu mais alto brilho; o movimento do setor financeiro pela transição para uma economia de baixo carbono, com o novo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e a declaração conjunta de 18 investidores institucionais e gestores de fundos que apoiaram políticas públicas a favor do clima; o protagonismo, articulação e ação dos atores subnacionais, por exemplo a partir dos esforços da coalizão Governadores pelo Clima; e o fortalecimento da litigância climática nas diversas dimensões da agenda do clima – energia, transporte, uso da terra entre outros, que rendeu nada menos do que a primeira condenação por emissão de gases de efeito estufa proveniente de desmatamento ilegal na Amazônia.


Neste último boletim de 2021, apresentamos estes destaques do ano e aproveitamos para agradecer aos nossos amigos, companheiros de jornada, financiadores e donatários. Seguiremos juntos na construção de um futuro que, mais do que um sonho, é fundamental para a humanidade.


Obrigado por mais um ano, e que em 2022, ano de eleições presidenciais, possamos nos manter atentos, vigilantes ativos e, ao final, possamos também celebrar.


Recarreguemos as baterias, porque vamos precisar delas em suas potências máximas.


Feliz ano novo!