• iCS - Clima e Sociedade

A bateria que nos move

Nasce a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), espaço de construção de metas de longo prazo para a mobilidade elétrica no Brasil; portfólio de Transporte do iCS abre nova frente para lidar com o tema e dá as boas-vindas à jornalista Carla Navarrete


No Brasil, há inúmeras instituições envolvidas em ações de benefício à mobilidade elétrica (seja com veículos levíssimos, leves ou pesados), que constitui resposta concreta a vários desafios econômicos e ambientais em todo o mundo. No entanto, ainda não dispõe de estrutura de governança que articule as discussões e iniciativas do setor com o objetivo de aumentar a sua eficácia – e atuação de estruturas semelhantes em locais como Estados Unidos, China, Chile e Europa tem sido fundamentais para o avanço da mobilidade elétrica. Ou melhor, não dispunha, no passado.


Isso porque, em um esforço conjunto de importantes atores do Governo, da Indústria e da Sociedade Civil brasileiros, nasce a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), espaço para a construção de metas de longo prazo para a mobilidade elétrica no Brasil, considerando os pontos de vista tecnológicos, de políticas governamentais e do mercado.


Ao todo, mais de 30 instituições da indústria, governo, sociedade civil e academia se reuniram em 2019 para debater as motivações, objetivos, riscos, atores, estruturas e outros elementos indispensáveis para a PNME. A partir de agora, continuamente novos parceiros e membros são e serão agregados. Importante ressaltar que a Plataforma é não apenas um espaço de convergência de objetivos, mas também um local de entrega de soluções concretas que atendam às expectativas.


ENTENDA A PLATAFORMA:


Confira a lista dos parceiros


Giz

Instituto Clima e Sociedade (iCS)

Ministério da Economia

Ministério do Desenvolvimento Regional

BNDES

Fundep

ABDI

ABVE

Unicamp

WRI Brasil

ICCT

CALSTART



O portfólio de Transporte do iCS abre, nesse contexto, uma nova frente de trabalho voltada exclusivamente para a mobilidade elétrica, sob a liderança e acompanhamento da jornalista Carla Navarrete.


Profissional com mais de 18 anos de carreira, formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Globalização e Cultura pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Navarrete atuou entre 2016 e 2019 como coordenadora de comunicação na Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito, em São Paulo. Como jornalista, passou por veículos como Yahoo! Brasil, Agora São Paulo e Diário do Grande ABC. Também trabalhou com Gestão do Conhecimento para Projetos de Capital na Vale e como assessora de imprensa para empresas como a Cia. Hering.


iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados