
iCS - Clima e Sociedade
A bateria que nos move
Nasce a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), espaço de construção de metas de longo prazo para a mobilidade elétrica no Brasil; portfólio de Transporte do iCS abre nova frente para lidar com o tema e dá as boas-vindas à jornalista Carla Navarrete

No Brasil, há inúmeras instituições envolvidas em ações de benefício à mobilidade elétrica (seja com veículos levíssimos, leves ou pesados), que constitui resposta concreta a vários desafios econômicos e ambientais em todo o mundo. No entanto, ainda não dispõe de estrutura de governança que articule as discussões e iniciativas do setor com o objetivo de aumentar a sua eficácia – e atuação de estruturas semelhantes em locais como Estados Unidos, China, Chile e Europa tem sido fundamentais para o avanço da mobilidade elétrica. Ou melhor, não dispunha, no passado.
Isso porque, em um esforço conjunto de importantes atores do Governo, da Indústria e da Sociedade Civil brasileiros, nasce a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), espaço para a construção de metas de longo prazo para a mobilidade elétrica no Brasil, considerando os pontos de vista tecnológicos, de políticas governamentais e do mercado.
Ao todo, mais de 30 instituições da indústria, governo, sociedade civil e academia se reuniram em 2019 para debater as motivações, objetivos, riscos, atores, estruturas e outros elementos indispensáveis para a PNME. A partir de agora, continuamente novos parceiros e membros são e serão agregados. Importante ressaltar que a Plataforma é não apenas um espaço de convergência de objetivos, mas também um local de entrega de soluções concretas que atendam às expectativas.
ENTENDA A PLATAFORMA:
Confira a lista dos parceiros
Giz
Instituto Clima e Sociedade (iCS)
Ministério da Economia
Ministério do Desenvolvimento Regional
BNDES
Fundep
ABDI
ABVE
Unicamp
WRI Brasil
ICCT
CALSTART
http://www.pnme.net.br/
O portfólio de Transporte do iCS abre, nesse contexto, uma nova frente de trabalho voltada exclusivamente para a mobilidade elétrica, sob a liderança e acompanhamento da jornalista Carla Navarrete.

Profissional com mais de 18 anos de carreira, formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Globalização e Cultura pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Navarrete atuou entre 2016 e 2019 como coordenadora de comunicação na Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito, em São Paulo. Como jornalista, passou por veículos como Yahoo! Brasil, Agora São Paulo e Diário do Grande ABC. Também trabalhou com Gestão do Conhecimento para Projetos de Capital na Vale e como assessora de imprensa para empresas como a Cia. Hering.