• iCS - Clima e Sociedade

Entre os 10 municípios mais emissores, 7 estão na Amazônia

Dado é da primeira edição do SEEG Municípios, que avaliou as emissões de gases de efeito estufa dos 5.570 municípios brasileiros entre os anos de 2000 e 2018


Os dez municípios que mais emitiram gases de efeito estufa (GEE) no Brasil somam 172 milhões de toneladas brutas de gás carbônico equivalente (CO2e), mais do que países inteiros, como Peru, Bélgica e Filipinas. E onde situam-se sete destes grandes emissores? Amazônia! Os dados são da primeira edição do SEEG Municípios, iniciativa inédita do Observatório do Clima que cobre todos os anos de 2000 a 2018 nos 5.570 municípios brasileiros.


O campeão é São Félix do Xingu (PA), que sofre com o desmatamento. Das 29,7 milhões de toneladas brutas de CO2e lançadas à atmosfera em 2019, 25,44 milhões têm origem nesta prática (desmatamento), seguidas pela agropecuária, com 4,22 milhões. Se fosse um país, São Félix estaria à frente de países como Uruguai, Noruega, Chile, Croácia, Costa Rica e Panamá em volume de emissões, segundo o Cait, ranking global do World Resources Institute. Saiba mais.


Crédito: Prefeitura de São Félix do Xingu