• iCS - Clima e Sociedade

Como melhorar a qualidade do ar nas cidades brasileiras

A Vital Strategies, em parceria com a FNP e o iCS, lançou vídeo com dicas e caminhos para melhorar a qualidade do ar, e também realizou webinar com evidências técnicas sobre impacto dos transportes


Realizado em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e apoio do iCS, a Vital Strategies lançou um vídeo apresentando “Cinco formas de melhorar a qualidade do ar nas cidades brasileiras”. Este, inclusive, foi o ponto de partida para o webinar sobre as evidências e experiências em qualidade do ar, mobilidade urbana e saúde. É fundamental que o olhar para o tema seja mais generoso: apenas no Brasil, a má qualidade do ar é responsável por mais de 60 mil mortes por ano, sendo que aproximadamente 81% da população brasileira vive em áreas onde a concentração de material particulado extrapola os limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde.


Durante o painel, foram apresentadas as evidências científicas e técnicas acerca dos impactos dos transportes na qualidade do ar e na saúde, bem como experiências de políticas públicas positivas, como as de transporte em Fortaleza e as abordagens de monitoramento da qualidade do ar na cidade do Rio de Janeiro. Assista ao webinar aqui e ao vídeo abaixo: