PROGRAMAS

O objetivo do portfólio é trabalhar para o que o Brasil implemente as NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) que se comprometeu a cumprir no Acordo de Paris. Para isso, é necessário garantir que a estratégica climática do país paute outras políticas e decisões de desenvolvimento.

A estratégia do portfólio compreende as seguintes iniciativas:

Apoiar organizações que pressionem, monitorem e ajudem o Brasil a cumprir as NDCs - Fornecer apoio para outras organizações que acompanhem a política climática do país, façam campanha para que ela seja cumprida ou que produzam conhecimento que contribua para esse processo.

Acompanhar a política climática internacional - Monitorar as atuações dos outros países na agenda climática e a atuação brasileira. Isso visando pressionar o Brasil a ser consistente com sua política climática externa e interna.

Buscar o engajamento de mais agentes para a agenda climática - Trazer para o debate e para o ativismo do clima outras organizações que não estão hoje envolvidas no tema.

Articular para que o tema das mudanças climáticas entre na pauta dos parlamentares no Congresso Nacional - As mudanças climáticas precisam entrar na agenda dos legisladores. Para isso, realizamos debates com potencial para influenciar nessas políticas. Também construímos ferramentas para capacitar a atuação política de líderes emergentes engajados no tema.

2020

Perifa Connection


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 7 meses Propósito da Doação: Desenvolver narrativas e produtos de comunicação sobre mudança do clima que façam sentido para cidadãos das periferias cariocas. A partir de uma junção entre olhares periféricos e conhecimento científico/técnico da comunidade climática, o projeto irá contribuir para fortalecer o ecossistema climático e capacitar influenciadores digitais.




GIFE


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 6 meses Propósito da Doação: Apoiar a 11ª edição do Congresso do GIFE, a ser realizada em maio de 2020. Coincidindo com os 25 anos do GIFE, o evento é uma referência sobre o tema do investimento social privado e uma oportunidade de aprendizado, diálogo, intercâmbio e networking para investidores sociais, líderes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes do governo.




Instituto de Estudos Sociais e Politicos (IESP)


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 18 meses Propósito da Doação: Para aprimorar o Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB), fazendo o ranking do Senado/Câmara, agora para a legislatura 2019-2022, provendo informações públicas qualificadas sobre comportamento parlamentar na agenda climática. Novas funcionalidades serão criadas para apoiar o trabalho de advocacy das organizações da sociedade civil e aumentar a audiência do OLB junto a elas e a imprensa.




Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN)


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 10 meses Propósito da doação: Para apoiar a realização de pesquisas sobre racismo ambiental e mudança climática por pesquisadores(as) negros(as) em todo Brasil. O projeto dura 10m e envolverá: (a) bolsas para estudantes afiliados à ABPN, (b) a realização de um evento de apresentação dos resultados das pesquisas; (c) webinars sobre ciência climática e racismo, com participantes do movimento climático e do movimento negro.




ADVOCACY HUB


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 1 mês Propósito da doação: O projeto tem como objetivo oferecer um workshop de um dia e meio, para grantees do ICS e da Laudes Foundation, focado em ampliar o conhecimento dos participantes em advocacy. O workshop terá tanto aspectos teóricos (como fazer um plano de advocacy, teoria da mudança, construção de narrativas, mapeamento de stakeholders etc) quanto exercícios práticos. Nosso objetivo é fazer com que os participantes atuem de maneira mais efetiva no legislativo.




Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 12 meses Propósito da Doação: Propor melhorias às ações cíveis contra o desmatamento, por meio da análise quantitativa e qualitativa do Programa Amazônia Protege do Ministério Público Federal (MPF), que compreende um universo de aproximadamente 3 mil ações judiciais. Com base no estudo, pretende-se aprimorar a eficácia das ações judiciais contra o desmatamento e gerar aprendizados para o MPF, o judiciário e a sociedade civil.




ClimaInfo


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 12 meses Propósito da Doação: Prover subsídios técnicos rápidos, robustos e adequados à finalidade para as OSCs que atuam na temática de energia, de forma combinada com estratégias de comunicação e campanha. O projeto levará a uma incidência política mais efetiva pelas OSCs e o impacto será o maior alinhamento de decisões chave a serem tomadas em 2020-2021 sobre marcos regulatórios de energia com a descarbonização da economia.




Center for Climate Crime Analysis (CCCA)


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 7 meses Propósito da Doação: Desincentivar práticas insustentáveis nas cadeias globais de suprimento de commodities, como o desmatamento, a extração ilegal de madeira, violações de direitos humanos e emissão ilegal de GEE. Serão realizadas investigações e e preparação de relatórios para encaminhamento às autoridades capazes de responsabilizar legalmente ou economicamente os responsáveis por danos climáticos e ambientais.




JUMA (PUC-Rio)


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 6 meses Propósito da Doação: Qualificar a atuação dos órgãos de defesa do interesse coletivo, da sociedade civil e dos tomadores de decisão públicos e privados para a inserção do componente climático nos procedimentos de licenciamento ambiental a obras de infraestrutura. O projeto reunirá argumentos para suportar a obrigação jurídica de avaliação, mitigação e reparação de danos climáticos pela via do licenciamento ambiental.




Centro Brasil no Clima (CBC)


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 8 meses Propósito da Doação: Para aprofundar a liderança climática subnacional, o projeto terá 2 eixos principais: Articulação política contínua junto a governos estaduais e produção de conteúdo técnico-legislativo para incorporar a NDC em políticas públicas subnacionais. O projeto irá testar formas de engajar deputados estaduais na agenda de clima e continuar a ativação de lideranças climáticas entre parlamentares federais.




Nossas Cidades


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 6 meses Propósito da Doação: Para fortalecer ativistas urbanos na região Amazônica através da capacitação e apoio no desenvolvimento de campanhas e estratégias de mobilização social. Utilizando metodologias exitosas em outras partes do país, o projeto aumentará a capacidade de monitoramento do legislativo local e incidência política local em cidades amazônicas, diversificando o perfil da luta ambientalista na região.




Coelho & Vasques Advogados


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 7 meses Propósito da Doação: O projeto tem como objetivo produzir uma publicação coletiva elaborada por profissionais e pesquisadores, a fim de produzir análises sobre a argumentação e a estratégia jurídica desenvolvida em casos de litígios climáticos. As avaliações em questão visam contribuir para o debate, fornecendo instrumentos para pensar a realidade brasileira, seja do ponto de vista educacional, seja considerando a possibilidade de mobilizar as ferramentas no exercício de atividades legais.




Instituto Alana


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 12 meses Propósito da Doação: Mitigar o impacto das mudanças climáticas sobre os direitos das crianças e adolescentes no Brasil, por meio da articulação com o sistema de justiça. O projeto irá fortalecer a capacidade jurídica do Instituto Alana para enfrentar danos às crianças e adolescentes causados pela poluição do ar. Serão realizadas campanhas de mobilização e ações estratégicas junto ao poder público e setor privado.




Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS)


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 18 meses Propósito da Doação: Aprimorar a comunicação sobre clima no Brasil, com foco online e em apoio a mudança de cultura institucional, por meio de três frentes: Mapeamento de influenciadores/redes ativas na comunicação durante eventos climáticos emblemáticos em 2019/2020, apoio estratégico a organizações para inovação; e piloto da pesquisa de opinião de clima no Brasil nos moldes dos Yale's Climate Opinion Maps.




Poliarco Consultoria Treinamento e Pesquisa Ltda


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 2 meses Propósito da Doação: Para realizar um mapeamento dos resultados eleitorais para Executivo e Legislativo, nos níveis municipal, estadual e federal, de 2002 a 2018, nos estados constitutivos da Amazônia Legal. O projeto examinará as mudanças ocorridas ao longo do tempo no que tange ao perfil dos eleitos, suas bases de apoio, inclinações ideológicas e visões sobre políticas de governança climática.




Instituto Internacional de Políticas Públicas (IIPP)


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 12 meses Propósito da Doação: Desenvolver uma ferramenta de monitoramento de atos públicos do governo federal voltada ao campo socioambiental, que combina o uso de inteligência artificial e elevada capacidade analítica de risco político. O Placar possibilitará que ONGs respondam mais rapidamente a ataques e as ajudará a melhor compreender o impacto político de atos infralegais contrários à políticas climáticas.




Instituto Update


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Duração - 12 meses Propósito da Doação: Qualificar candidaturas e mandatos, sobretudo de mulheres, que priorizem a agenda climática nas suas plataformas eleitorais em 2020. O projeto tem dois eixos: (i) Inspirar - com conteúdos de agenda de clima e estudos de caso de campanhas climáticas latinoamericana; (ii) Conectar - promovendo encontro entre chefias de gabinete do legislativo municipal com OSCs.





2017

Instituto Escolhas


PORTFÓLIO - Energia Elétrica, Mobilidade Urbana, Política Climática e Engajamento e Economia Climática Valor - R$ 1.575.000,00 Duração - 18 meses Propósito da Doação: Criar a expertise necessária para o país fazer sua transição para uma economia de baixo carbono, permitindo a produção dos dados e informações relevantes para influenciar a internalização do Acordo de Paris e o debate em torno dos caminhos possíveis para a operacionalização da NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) brasileira. Pretende-se, também, consolidar o Instituto Escolhas como think tank de referência no debate sobre a transição brasileira para uma economia de baixo carbono, apoiando nos seguintes temas: a competitividade da economia brasileira em um cenário crescente de adoção de políticas de redução de emissões; o custo para a sociedade brasileira de alcançar a meta de redução de 10% do consumo nacional de energia elétrica até 2030; a opinião pública sobre a indústria e consumo do petróleo, a produção e sobre as soluções de transporte limpo.




Centro Brasil no Clima


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento e Economia Climática Valor - R$ 900.000,00 Duração - 12 meses Contribuir para implantar a NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) brasileira, e detalhá-la para ação em um processo plural e participativo por meio das Câmaras Temáticas do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas nos seguintes setores: Florestas e Agropecuária; Energia; Mobilidade e Transportes; Indústrias; e Cidades e Resíduos. Realizar encontros estratégicos com as lideranças climáticas. Iniciar preparativos para o primeiro ciclo de revisão da NDC brasileira, já para 2020, e também para uma visão de longo prazo de drástica descarbonização.




EOS Consultoria em Sustentabilidade e Estratégia Ambiental


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento e Economia Climática Valor - R$ 44.500,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Entender as diferenças entre as diversas estruturas de modelagem de cenários de mitigação para que se avance com um debate bem informado sobre políticas climáticas custo-eficientes para o Brasil.contextos e cidades, além de produzir debates e documentos de referência que contribuam para atuação local em prol da mobilidade urbana sustentável.




CEBDS - Marina Grossi


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento e Economia Climática Valor - R$ 6.000,00 Duração - 1 mês Apoiar a participação de Marina Grossi no 2º Encontro Anual GPLC (Carbon Pricing Leadership Coalition) – Second Annual High Level Assembly -, que acontecerá em Washington DC no dia 20 de abril de 2017.




Centroclima | IES Brasil


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento e Economia Valor - R$ 175.000,00 Duração - 7 meses Propósito da Doação: Conceber e validar cenários de mitigação até 2050 para o Brasil, compatíveis com a estabilização do aquecimento global dentro do limite de 1,5°C acima do nível da revolução pré-industrial, dando ênfase às consequências sociais e econômicas dos diferentes cenários.




Sul21 Mídia Eletrônica S/A


PORTFÓLIO - Divulgação Valor - R$ 30.000,00 Duração - 12 meses Conceber e validar cenários de mitigação até 2050 para o Brasil, compatíveis com a estabilização do aquecimento global dentro do limite de 1,5°C acima do nível da revolução pré-industrial, dando ênfase às consequências sociais e econômicas dos diferentes cenários.




ANDI - Comunicação e Direitos


PORTFÓLIO - Divulgação Valor - R$ 110.000,00 Duração - 4 meses Propósito da Doação: Analisar e propor estratégias de comunicação efetivas baseadas na cobertura da mídia entre 2014 e 2016 nos temas de Energia e Mudanças Climáticas por meio de dois eventos com a participação de especialistas, representantes da sociedade civil e jor- nalistas que vão cobrir a COP23.




IPC - International Policy Centre for Inclusive Growth


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento e Economia Valor - R$ 178.000,00 Duração - 4 meses Desenvolver a capacidade do Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (IPEA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre como informar os tomadores de decisão e a sociedade sobre o desempenho da parcela de baixo carbono da economia como uma ferramenta para impulsionar estratégias de descarbonização em toda a economia.




INESC - Instituto de Estudos Socioeconômicos


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento e Economia Valor - R$ 50.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Discutir subsídios de combustíveis fósseis, seus impactos na sociedade e sua relação com a justiça fiscal e as mudanças climáticas.




Aoka Desenvolvimento Humano e Turismo Ltda ME


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento e Economia Valor - R$ 285.000,00 Duração - 8 meses Identificar, ativar e envolver uma ampla gama de stakeholders da sociedade civil e do setor privado, incluindo instituições de referência sobre mudanças climáticas, desenvolvimento de negócios e financiamento da inovação para colaborar em uma iniciativa conjunta para catalisar o desenvolvimento de baixas emissões de carbono no Brasil.




Associação de Jovens ENGAJAMUNDO


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento e Economia Valor - R$ 350.000,00 Duração - 24 meses Propósito da Doação: Envolver a juventude brasileira na mudança social. Fornecer espaços abertos para a aprendizagem e compartilhamento de conhecimento, conscientizar sobre mudanças climáticas e temas associados como água e energia renovável para apoiar a implementação do Acordo de Paris, a Agenda de 2030 e a Nova Agenda Urbana.




IDESAM - Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento e Economia Valor - R$ 143.000,00 Duração - 6 meses Influenciar a posição brasileira na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI): a) produzindo uma análise das emissões, potenciais benefícios, oportunidades e desa- fios relacionados à adesão do Brasil à fase voluntária do CORSIA (sigla em inglês de Sistema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional); b) desenvolver uma campanha de comunicação focada em atores relevantes




Mandacaru Design Grafico LTDA


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento e Economia Valor - R$ 50.000,00 Duração - 1 mês Propósito da Doação: Apresentar palestras inteligentes e enérgicas e sessões de ativação para aprofundar os assuntos abrangidos pelo WDCD - What Design Can Do - uma plataforma internacional sobre como o Design é uma ferramenta chave para melhorar a sociedade, promovendo-a como catalisador de mudança e renovação. O WDCD 2017 acontecerá no Brasil e o tema será “Mudança Climática”.




AGÊNCIA PÚBLICA Centro de Jornalismo Investigativo


PORTFÓLIO - Engajamento e Divulgação Valor - R$ 12.000,00 Duração - 2 meses Apoiar a participação dos palestrantes no Festival 3i. O Festival 3i - Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, é produzido por oito organizações de notícias brasileiras, em parceria com o Google News Lab. O Festival acontecerá de 10 a 12 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.




ISA - Instituto Socioambiental


PORTFÓLIO - Economia e Política Climática e Engajamento Valor - R$ 245.000,00 Duração - 7 meses Propósito da Doação: Promover a responsabilidade pública e a aplicação dos direitos sociais, ambientais e climáticos no Brasil. Isso será feito através da implementação de uma iniciativa de litígio nos tribunais federais e uma ampla iniciativa de comunicação e mobilização para promover o apoio da opinião pública a ações legais.




SITAWI - Finanças do Bem


PORTFÓLIO - Economia e Política Climática e Engajamento Valor - R$ 200.000,00 Duração - 2 meses Promover o investimento privado em desenvolvimento de baixo carbono, estabelecendo um fundo demonstrativo. Este fundo certificará as emissões de títulos verdes pioneiros que atendam aos requisitos de alta climatização e adicionalmente aos principais setores econômicos para a Contribuição Nacional Determinada (NDC).




Diálogo Chino


PORTFÓLIO - Engajamento e Divulgação Valor - R$ 45.000,00 Duração - 6 meses Produzir artigos com o objetivo de desenvolver e trocar conhecimentos sobre os desafios climáticos e energéticos comuns enfrentados pelos países emergentes, a China e o Brasil, em particular em relação ao mecanismo de eficiência energética, transporte de passageiros e financiamento climático.




CDP - Carbon Disclosure Project Latin America


PORTFÓLIO - Economia e Política Climática e Engajamento Valor - R$ 340.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: Envolver a liderança do nível C no setor privado (corporações, investidores e associações setoriais) e governos (reguladores de sistemas financeiros) em uma coalizão para a adoção de preços de carbono como uma ferramenta para adaptar estratégias de negócios e construir políticas públicas que maximizem as vantagens competitivas brasileiras em uma economia de baixo carbono.




IESP - Instituto de Estudos Sociais e Políticos


PORTFÓLIO - Economia e Política Climática e Engajamento Valor - R$ 268.000,00 Duração - 8 meses Identificar as principais vulnerabilidades da infraestrutura brasileira no contexto de um clima em mudança e impactos climáticos extremos.




IIS - Instituto Internacional para Sustentabilidade


PORTFÓLIO - Economia e Política Climática e Engajamento Valor - R$ 160.000,00 Duração - 8 meses Identificar as principais vulnerabilidades da infraestrutura brasileira no contexto de um clima em mudança e impactos climáticos extremos.




CAPTAMOS - ABCR Ass. Bras. de Captadores de Recursos


PORTFÓLIO - Divulgação Valor - R$ 150.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: Reforçar a legitimidade do Captamos como um centro de conhecimento sobre a angariação de fundos, criando um fórum de aprendizagem on-line da comunidade de captação de fundos e coordenando uma iniciativa colaborativa que pode levantar fundos para seus membros.




Le Monde Diplomatique


PORTFÓLIO - Divulgação Valor - R$ 25.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Promover o debate público sobre alternativas ao atual modelo de desenvolvimento para enfrentar os desafios das mudanças climáticas através de três artigos a serem publicados na revista “Le Monde Diplomatique Brasil”: 1 - Os acordos climáticos internacionais têm efetividade na mitigação das mudanças climáticas nas políticas brasileiras? 2-Brasil, mudanças climáticas e uma avaliação de seus compromissos com o desenvolvimento sustentável. 3- A matriz energética brasileira e o desenvolvimento sustentável.




Rede de Fundos


PORTFÓLIO - Divulgação Valor - R$ 48.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: O objetivo desta proposta é desenvolver um processo de planejamento operacional da Rede de Filantropia de Justiça Social (SJPN - Rede Brasileira) para o período 2018- 2019 e a implementação de ações estratégicas / prioritárias ligadas à implementação do plano semestral (produto de este processo), alinhado com a sua missão.




Conectas Direitos Humanos


PORTFÓLIO - Outros Valor - R$ 50.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Apresentar artigos na 25ª edição na Revista Internacional de Direitos Humanos SUR que destaquem a relação íntima entre exploração de recursos naturais e direitos humanos.




ISER - Instituto de Estudos da Religião


PORTFÓLIO - Outros Valor - R$ 50.000,00 Duração - 4 meses Propósito da Doação: Engajar líderes religiosos a agir na agenda das mudanças climáticas e envolver outros eleitorados, por meio de um grupo de 24 líderes, aproximando temas e conteúdos das mudanças climáticas a este grupo; realizar iniciativas de comunicação com a produção de materiais escritos e visuais, a serem entregues e divulgados com foco em grupos religiosos.





2016

IEMA - Instituto Energia e Meio Ambiente


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 317.000,00 Duração - 18 meses Propósito da Doação: Projeto “guarda-chuva” para aumentar a eficácia dos esforços das OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) rumo a uma economia de baixo carbono, incluindo trabalhos sobre: a) o papel das novas energias renováveis para um setor de energia com zero carbono até 2050; b) fluxos financeiros da mobilidade urbana; c) capacitação das OSCIPs para debater questões de mobilidade urbana na cidade de Recife; e d) atualização e apoio ao desenvolvimento de um novo produto de SEEG (System for Greenhouse Gas Emissions and Removals Estimates) do Observatório do Clima.




COPPE - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 40.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Determinar a possível contribuição do Setor de Energia brasileiro para um Cenário global 2C (2DS) com base em um modelo desenvolvido pelo Prof. Schaeffer da COPPE, da UFRJ. O modelo energético é combinado com um Modelo Geral de Equilíbrio representando a estrutura da economia brasileira em 2010.




Ecostage


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 70.000,00 Duração - 5 meses Propósito da Doação: Desenvolver e implementar o sistema de TI da ClimateWorks Carbon Transparency Initiative no Brasil (CTI Brasil). As atividades da CTI Brasil incluem a produção de todos os dados brasileiros a serem incorporados no modelo global e o desenvolvimento de uma versão atualizada dos modelos para os setores de agricultura, mudança de uso da terra e resíduos.




Ecotonia


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 45.000,00 Duração - 5 meses Propósito da Doação: Coordenar o estabelecimento da ClimateWorks Carbon Transparency Initiative no Brasil (CTI Brasil). As atividades da CTI Brasil incluem a produção de todos os dados brasileiros a serem incorporados no modelo global e o desenvolvimento de uma versão atualizada dos modelos para os setores de agricultura, mudança de uso da terra e resíduos.




ICLEI


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 102.837,00 Duração - 5 meses Desenvolver o setor de resíduos sólidos da ClimateWorks Carbon Transparency Initiative no Brasil (CTI Brasil). As atividades da CTI Brasil incluem a produção de todos os dados brasileiros a serem incorporados no modelo global e o desenvolvimento de uma versão atualizada dos modelos para os setores de agricultura, mudança de uso da terra e resíduos.




IEMA - Instituto Energia e Meio Ambiente


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 146.910,00 Duração - 5 meses Propósito da Doação: Desenvolver os setores energético e industrial da ClimateWorks Carbon Transparency Initiative no Brasil (CTI Brazil). As atividades da CTI Brasil incluem a produção de todos os dados brasileiros a serem incorporados no modelo global e o desenvolvimento de uma versão atualizada dos modelos para os setores de agricultura, mudança de uso da terra e resíduos.




IMAFLORA - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 102.837,00 Duração - 5 meses Desenvolver o setor de agricultura da ClimateWorks Carbon Transparency Initiative no Brazil (CTI Brazil). As atividades da CTI Brasil incluem a produção de todos os dados brasileiros a serem incorporados no modelo global e o desenvolvimento de uma versão atualizada dos modelos para os setores de agricultura, mudança de uso da terra e resíduos.




Instituto Escolhas


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 600.000,00 R$ 400.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: Produzir conhecimento para subsidiar o debate sobre os trade offs existentes para subsidiar políticas públicas de transição para uma economia de baixo carbono.




CBC - Centro Brasil no Clima


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 700.000,00 Duração - 12 meses Melhorar a capacidade da CBC de influenciar os responsáveis pela tomada de decisões de alto nível no sentido de adotar ações de mitigação mais ambiciosas, incluindo a ratificação e internalização do Acordo de Paris. Elaboração de: uma proposta para adaptar a estrutura atual e os planos para internalizar o INDC, uma nova proposta de governança climática e contribuições para a regulação internacional do Acordo de Paris.




IMAZON - Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 109.917,00 Duração - 5 meses Propósito da Doação: Desenvolver os setores de Mudança de Uso da Terra e Florestas da ClimateWorks Carbon Transparency Initiative no Brasil (CTI Brasil). O esforço do CTI Brasil inclui a produção de todos os dados brasileiros a serem incorporados no modelo global e o desenvolvimento de uma versão atualizada dos modelos para os setores de agricultura, mudança de uso da terra e resíduos.




Associação Direitos Humanos em Rede


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 25.000,00 Duração - 6 meses Produzir um estudo abrangente e interdisciplinar sobre litígios estratégicos envolvendo mudanças climáticas e verificar a viabilidade de um grande processo judicial sobre o tema no Brasil, a ser estruturado sobre o seguinte tripé legal: (i) leis ambientais sobre mudanças climáticas; (ii) direitos humanos; (iii) direitos da infância e das gerações futuras.




Sul21


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 26.000,00 Duração - 3 meses Propósito da Doação: Divulgar informações sobre o impacto social e ambiental do uso do carvão como fonte de energia, por meio de seminário, a ser realizado no Rio Grande do Sul (estado com grande produção de carvão); publicação online de artigos e através de redes sociais como Facebook e Twitter.




Engajamundo


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 5.537,00 Duração - 3 meses Aumentar a pressão política sobre o governo brasileiro e seu papel nas negociações por justiça climática através da participação de jovens nas negociações, quando cada jovem monitorará as atividades de um negociador.




CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro Desenvolvimento Sustável


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 296.000,00 Duração - 18 meses Propósito da Doação: Apoiar o Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas e Energia do CEBDS. Esse Grupo de Trabalho abordará duas questões importantes: as melhores alternativas para o cumprimento das NDCs pelas empresas e como incorporar uma visão estratégica de longo prazo dentro das empresas para planejar seus negócios em um mundo descarbonizado.




Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 350.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: Mapear tecnologias disruptivas de baixo carbono e analisar seus possíveis impactos em cenários de baixas emissões de GEE para o Brasil.




FGV - Fundação Getúlio Vargas


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 200.000,00 Duração - 9 meses Propósito da Doação: Avaliar os potenciais impactos e oportunidades de um processo de descarbonização global inexorável a longo prazo em três setores competitivos da economia brasileira (óleo e gás; minas e metalurgia e agricultura). O trabalho incluirá três documentos de políticas, entrevistas com partes interessadas relevantes, análise de resultados e um workshop final para definir recomendações sobre como lidar com o desafio da descarbonização.





2018

CAPTAMOS - ABCR Associação Brasileira de Captadores de Recursos


PORTFÓLIO - Divulgação Valor - R$ 150.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: Reforçar a legitimidade do Captamos como um centro de conhecimento sobre a angariação de fundos, criando um fórum de aprendizagem on-line da comunidade de captação de fundos e coordenando uma iniciativa colaborativa que pode levantar fundos para seus membros.




Le Monde Diplomatique


PORTFÓLIO - Divulgação Valor - R$ 25.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação:Promover o debate público sobre alternativas ao atual modelo de desenvolvimento para enfrentar os desafios das mudanças climáticas através de três artigos a serem publicados na revista "Le Monde Diplomatique Brasil": 1 - Os acordos climáticos internacionais têm efetividade na mitigação das mudanças climáticas nas políticas brasileiras? 2-Brasil, mudanças climáticas e uma avaliação de seus compromissos com o desenvolvimento sustentável. 3- A matriz energética brasileira e o desenvolvimento sustentável.




Rede de Fundos


PORTFÓLIO - Divulgação Valor - R$ 48.000,00 Duração - 6 meses O objetivo desta proposta é desenvolver um processo de planejamento operacional da Rede de Filantropia de Justiça Social (SJPN - Rede Brasileira) para o período 2018-2019 e a implementação de ações estratégicas / prioritárias ligadas à implementação do plano semestral (produto de este processo), alinhado com a sua missão.




CBC - Centro Brasil no Clima


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 187.000,00 Duração - 4 meses Propósito da Doação:Desenvolver um plano de trabalho para a Câmara Técnica de Visão de Longo Prazo (CTLP) do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), agendando reuniões e atividades a serem realizadas pelo CTLP em 2018 e 2019 com o objetivo de chegar a um consenso sobre em que período o Brasil pode ser tornar um emissor zero, além de criar recursos adicionais a fim de apoiar a Estratégia Brasileira de Longo Prazo (LTS).




PPE - Programa de Planejamento Energético, COPPE / UFRJ


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 170.000,00 Duração - 7 meses Avaliar o impacto da competitividade comercial do Brasil em face à incorporação de medidas de eficiência energética, assim como eventuais medidas que tenham como objetivo diminuir a emissão de gases de efeito estufa pelos transportes marítimos internacionais.




Museu do Amanhã - Instituto de Desenvolvimento e Gestão


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 150.000,00 Duração - 10 meses Propósito da Doação:Promover o debate de questões-chave a serem priorizadas durante as eleições de 2018 por candidatos, partidos políticos e, acima de tudo, eleitores. Essa doação contribuirá para um conjunto de fundos com outros doadores (Porticus, Fundação Roberto Marinho, Clua, Instituto Humanize, além de outros) que, ao lado do Museu do Amanhã, decidiram organizar 10 eventos cobrindo diferentes tópicos. O iCS será responsável por organizar três eventos: transporte, energia e economia de baixo carbono.




CDP - Carbon Disclosure Project Latin America


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 340.000,00 Duração - 12 meses Promover a responsabilidade pública e a aplicação dos direitos sociais, ambientais e climáticos no Brasil. Isso será feito através da implementação de uma iniciativa de litígio nos tribunais federais e uma ampla iniciativa de comunicação e mobilização para promover o apoio da opinião pública a ações legais.




IIS - Instituto Internacional para Sustentabilidade


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 160.000,00 Duração - 8 meses Propósito da Doação:Identificar as principais vulnerabilidades da infraestrutura brasileira no contexto de um clima em mudança e impactos climáticos extremos.




IESP - Instituto de Estudos Sociais e Politicos


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 268.000,00 Duração - 12 meses Reduzir a assimetria de informações em relação a ações eleitorais de funcionários do congresso sobre questões relacionadas às mudanças climáticas e contribuir para melhorar a responsabilidade do congresso com a sociedade através do desenvolvimento de análise e divulgação por meio de uma plataforma digital acessível aos cidadãos e organizações da sociedade civil na internet.




Instituto Update


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 210.000,00 Duração - 10 meses Propósito da Doação:Democratizar o acesso de novos indivíduos e promover a renovação em instituições políticas estabelecidas, reduzindo os custos da campanha política. Isso será feito através do desenvolvimento do "Liane" - um kit de ferramentas de dados abertos que aumentam a competitividade de campanhas de baixo custo, combinando inteligência política, metodologias online e offline, tecnologias e uso de dados. Com isso, pretende-se apoiar o surgimento de jovens e novos líderes.




Nova Democracia


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 200.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação:Permitir que a coalizão Nova Democracia construa um Pacto Democrático entre os atores políticos em torno da afirmação dos valores democráticos, a adoção de boas práticas nas eleições nacionais, com financiamento ético e transparente e propostas substantivas; e a implementação do processo de Reforma Democrática em 2019. O objetivo é renovar e fortalecer as instituições políticas do Brasil como base para políticas públicas importantes relacionadas à mudança climática.




FBMC - Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 1.000.000,00 Duração - 12 meses Para o trabalho em andamento do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, visando o desenvolvimento de uma nova proposta de governança da política climática; detalhar a meta de redução de emissões de GEE em toda a economia brasileira em metas setoriais para avançar na implementação da Contribuição Nacional Determinada (NDC); e começar a redigir uma proposta para a Estratégia Brasileira de Longo Prazo (LTS, em inglês).




Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 400.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação:Fortalecer o papel da Coalizão Brasileira Clima, Florestas e Agricultura como um importante polo de influência sobre o futuro do setor brasileiro de baixa emissão de carbono, através da publicação de documentos de posicionamento sobre Planaveg, Renovabio, Sinaflor; participação ativa no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; e desenvolvimento de iniciativas conjuntas com o setor financeiro e acadêmico sobre novos instrumentos econômicos de baixo carbono relacionados ao uso da terra.




ISER – Instituto de Estudos da Religião


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 250.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: Apoiar a capacidade institucional do ISER de se tornar um polo brasileiro de diálogo inter-religioso, conhecimento, comunicação e divulgação sobre questões climáticas, e manter o envolvimento de múltiplos líderes religiosos na causa climática através do fortalecimento de sua iniciativa Fé no Clima.




Instituto Alziras


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$25.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Desenvolver uma pesquisa qualitativa sobre o perfil das prefeitas brasileiras eleitas em 2016, identificando trajetórias políticas e pessoais, ambições políticas e desafios. A pesquisa visa mapear possíveis campeões climáticos entre os prefeitos, avaliando seu conhecimento e engajamento nas discussões sobre clima e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).




BPC - BRICS Policy Center


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$50.000,00 Duração - 9 meses Propósito da Doação: Estabelecer um grupo de trabalho com pesquisadores e pesquisadoras do BRICS Policy Center (BPC) e do Instituto de Estudos Avançados em Sustentabilidade (IEA) para analisar a governança policêntrica global, buscando compreender o papel de múltiplos stakeholders nessa governança - com foco no setor privado e também a verificação de como esses processos influenciam o procedimento de tomada de decisão.




Quebrando o Tabu


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$50.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Implementar a estratégia de conteúdo do Quebrando o Tabu para as eleições de 2018 por meio da produção e transmissão de conteúdo original para: diminuir a polarização política; evitar a personificação de ideias e idealização de candidatos; promover o diálogo; e trazer os direitos humanos e a temática das mudanças climáticas para o centro do debate político. O conteúdo será publicado nas plataformas digitais do Quebrando o Tabu no Facebook (8,9 milhões de seguidores), Instagram (57 mil) e Twitter (85 mil).




Mandacaru Design Gráfico Ltda


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$80.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Apoiar a versão brasileira de “O Que o Design Pode Fazer Pela Mudança Climática (WDCD)” com o objetivo de, mais uma vez, engajar a comunidade de design nas questões das mudanças climáticas e dar visibilidade ao design de soluções para o desafio climático. A WDCD apoiará quatro workshops regionais para envolver designers na preparação do evento final e colaborar com o encontro anual.




Observatório do Clima - OC


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$1.000.000,00 Duração - 18 meses Propósito da Doação: Fornecer uma bolsa de apoio geral ao Observatório do Clima (OC), que fortalecerá a capacidade de incidência do OC na ambição climática brasileira. A doação também vai apoiar a produção anual de estimativas de emissões de GEE para o Brasil, análises e recomendações para a descarbonização econômica (e a evolução da política climática), o desenvolvimento de recomendações para a Estratégia Brasileira de Longo Prazo e a incorporação do OC como uma organização independente.




Conectas Direitos Humanos


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$115.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Promover o desenvolvimento de um campo jurídico dedicado ao litígio climático no Brasil, apoiando a estratégia da Conectas em mudanças climáticas e direitos humanos.




CPI - Climate Policy Initiative Brasil


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$290.000,000 Duração - 2 meses Propósito da Doação: Para avançar a agenda climática do Brasil na transição para o próximo governo, o projeto se esforça para alcançar os seguintes resultados:1. Vincular incentivos financeiros à conformidade ambiental no Plano Safra;2. Melhorar os requisitos de compensação para o desmatamento legal;3. Testar os mecanismos de responsabilização para processar o desmatamento ilegal e proteger a vegetação secundária.




Ecofalante


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 35.000,00 Duração - 5 meses Propósito da Doação: Realizar o Festival on Tour do 7º Festival Ecofalante de Cinema Ambiental no Rio de Janeiro, Brasília e Santos, e realizar o Circuito Universitário Ecofalante. Os eventos são sempre gratuitos, ocorridos no segundo semestre de 2018, e visam ampliar e democratizar o acesso de filmes que combinam excelência cinematográfica com conteúdos sobre assuntos críticos a serem tratados com urgência por nossa sociedade, como energia, urbanização e das mudanças climáticas.




GIFE - Grupo de Institutos Fundações em Empresas


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 30.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Engajar investidores sociais privados brasileiros na questão das mudanças climáticas. Isso faz parte de um esforço mais amplo para promover o interesse de filantropia em vários temas relevantes da agenda contemporânea de desenvolvimento sustentável, incluindo a igualdade racial, os direitos das mulheres, a administração pública, a água e os refugiados. O objetivo é reforçar uma maior diversidade de temas abordados pela filantropia brasileira, que ainda está muito concentrada em um único tópico, a educação.




Severo Films and Production Ltda


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 75.000,00 Duração - 3 meses Propósito da Doação: Qualificar o debate durante a campanha eleitoral, fornecendo informações sobre temas climáticos que podem ajudar o processo de tomada de decisão dos eleitores. Isso será feito com a publicação da Plataforma Clima e Desenvolvimento - uma comparação entre os programas e declarações públicas de candidatos presidenciais nas eleições de 2018, em vários campos, como descarbonização do setor de energia, promoção de energia renovável, descarbonização do setor de transporte, compromisso com o Acordo de Paris, entre outros.




Instituto ClimaInfo I


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 35.000,00 Duração - 2 meses Propósito da Doação: Proporcionar o alcance em mídia social da Plataforma Clima e Desenvolvimento, liderada pela Mooving Forward. Essa Plataforma publicará, em mídia de grande circulação, uma comparação entre os programas e declarações públicas de candidatos presidenciais nas eleições de 2018, em vários campos, como a descarbonização do setor elétrico, a promoção de energia renovável, a descarbonização do setor de transporte, compromisso com o Acordo de Paris, entre outros.




Instituto ClimaInfo II


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - 1.190.000,00 Duração - 30 meses Propósito da Doação: Apoiar tanto a assessoria de imprensa sem marca da ClimaInfo para ONGs, acadêmicos e think-tanks e seu boletim diário sobre clima, como também seus esforços para consolidar e fortalecer sua capacidade institucional.




AdvocacyHub


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 30.000,00 Duração - 30 meses Propósito da Doação: Oferecer treinamento em advocacy para ONGs brasileiras que trabalham com questões relacionadas às mudanças climáticas.





2019

IDPV - Instituto O Direito por um Planeta Verde


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 50.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação:
O Instituto O Direito por um Planeta Verde organizará o 24º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental; o 14º Congresso de Países de Língua Portuguesa e Espanhola; e o 14º Congresso de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Direito Ambiental. Em 2019, os eventos se concentrarão em discutir o tema central da mudança climática e suas consequências.




FAS - Fundação Amazonas Sustentável


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 15.000,00 Duração - 3 meses Propósito da Doação: Apoiar a participação de diferentes atores no Seminário “Contribuições da Sociedade Civil para o Sínodo da Amazônia”, realizado em Manaus, em 7 de março de 2019. O Seminário reunirá análises técnicas e científicas, assim como lições aprendidas e práticas da sociedade civil da bacia amazônica, visando contribuir para o Sínodo para a Amazônia, no Vaticano.




IESP-UERJ - Instituto de Estudos Sociais e Políticos


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 283.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: Melhorar e ampliar a capacidade do OLB (Observatório do Legislativo Brasileiro) de analisar e acompanhar as posições dos parlamentares em relação ao clima, com base em seu comportamento durante o processo de aprovação dos projetos de lei mais relevantes para a agenda climática.




Tricontinental Editora LTDA – ME


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 5.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Apoiar a edição online e impressa da Revista Eco.21, que trata de informações ambientais em nível global.




ENGAJAMUNDO (I)


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 15.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: O projeto visa apoiar o fortalecimento institucional da rede Engajamundo, uma organização liderada por jovens que acreditam em sua responsabilidade como parte fundamental da solução para enfrentar os maiores desafios socioambientais do Brasil e do mundo. A doação permitirá ao grupo sediar sua Reunião Anual de Planejamento Estratégico.




CBC - Centro Brasil no Clima (I)


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 50.000,00 Duração - 2 meses Propósito da Doação: Participar da Conferência de Berlim “Inspirando Ação e Possibilitando a Mudança”, apresentando a experiência do Brasil no estabelecimento de um roteiro de metas para implementar a NDC do país, que envolveu 537 pessoas e 247 organizações. O objetivo da doação é: I) aprender com as experiências de outros países e relatá-las; II) produzir um vídeo e realizar uma transmissão ao vivo do evento de uma hora de duração; III) realizar uma reunião reportando o que foi aprendido e discutido na Conferência.




CBC - Centro Brasil no Clima (II)


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 950.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: PO projeto tem três objetivos principais: avançar na ação climática por meio do engajamento de tomadores de decisão subnacionais para manter o Brasil no Acordo de Paris; II) apoiar a implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) trabalhando com parlamentares; III) coordenar o debate em torno da Estratégia Brasileira de Longo Prazo (LTS).




GCCM - Movimento Católico Global pelo Clima


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 163.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: Apoiar as operações do Movimento Católico Global pelo Clima (GCCM) no Brasil e ajudar a disseminar mensagens religiosas sobre o clima entre as comunidades católicas. Além disso, o projeto terá como foco a ampliação do alcance do Sínodo da Amazônia, antes e durante o evento. O Sínodo será realizado em outubro de 2019, mobilizando as comunidades católicas para a ação e conscientização sobre as questões do clima.




PURPOSE Campaigns Brasil Ltda


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 220.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Apoiar o trabalho do Movimento Católico Global pelo Clima (GCCM) no Brasil, antes e durante o Sínodo da Amazônia com campanhas de comunicação estratégica e capacidade de elaboração de narrativas. O projeto também visa conduzir pesquisas de comunicação para identificar as mais adequadas narrativas sobre mudanças climáticas para serem usadas com audiências católicas.




IESP - Instituto de Estudos Sociais e Políticos


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 110.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: Mapear os principais centros de estudos e pesquisas que atuam na relação entre a política externa do Brasil e as mudanças climáticas e criar uma representação cartográfica dos resultados encontrados.




Instituto Alziras


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 250.000,00 Duração - 15 meses Propósito da Doação: Proporcionar maior ação climática nos municípios liderados por mulheres prefeitas. Isso será feito apoiando o Instituto Alziras em seu desenvolvimento institucional, aprofundando o trabalho de conscientização e capacitação climática com prefeitas e desenvolvendo e implementando uma estratégia para ajudar a qualificar o perfil das questões climáticas nas eleições municipais de 2020 no Brasil.




Na Boca do Lobo Produções ltda.


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 30.000,00 Duração - 2 meses Propósito da Doação: Criar uma exposição imersiva e sensorial sobre mudanças climáticas e cidades, conectando as consequências de eventos climáticos extremos em setores como saúde, educação, segurança, equidade de gênero e acesso à água.




ClimaInfo


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 911.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: Fornecer apoio geral ao desenvolvimento institucional e atividades estratégicas do ClimaInfo no Brasil.




ENGAJAMUNDO (II)


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 5.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: A Engajamundo é uma organização liderada por jovens que acredita em sua responsabilidade como parte da solução para enfrentar os maiores desafios sociais e ambientais do Brasil e do mundo. Trabalhamos como um canal para a participação efetiva dos jovens em decisões importantes que afetam nosso presente e nosso futuro. Nossa missão é conscientizar os jovens brasileiros de que, mudando a nós mesmos, o meio ambiente / comunidade e nos engajando politicamente, podemos transformar suas realidades.




ÉNOIS Agência de Jornalismo


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 46.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: Pensar na emergência climática nos leva a impactos intangíveis e distantes do cotidiano de quem mora nos arredores. É dessa perspectiva que a maioria dos relatórios sobre mudanças climáticas é feita. Énois trabalhará com o iCS para propor uma mudança nessa abordagem, com foco na juventude e nas periferias. A doação consiste em um lançamento de uma chamada para selecionar duas reportagens a serem publicadas nas editorias de emergência climática durante o acompanhamento da COP.




IDPV - Inst. Direito por um Planeta Verde


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 25.000,00 Duração - 3 meses Propósito da Doação: 1º Congresso de Direito Ambiental do Instituto O Direito Por Um Planeta Verde no Rio de Janeiro. O evento abordará várias questões complexas de direito ambiental relevantes para o contexto político brasileiro e priorizará a participação de juízes, promotores, advogados, gerentes ambientais e acadêmicos no campo.




RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 40.000,00 Duração - 6 meses Propósito da Doação: Fornecer assistência financeira de transporte e hospedagem para os líderes do RAPS participar da 25ª Conferência Internacional sobre Mudança do Clima (COP 25), realizada em Madri, em dezembro de 2019. O principal objetivo da delegação do RAPS na COP 25 é promover o diálogo e as conexões entre influentes líderes políticos brasileiros e potenciais parceiros internacionais, fortalecendo a agenda de mudanças climáticas em nível nacional.




Pacto pela Democracia


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 150.000,00 Duração - 14 meses Propósito da Doação: Continuar apoiando o Pacto pela Democracia, uma iniciativa da sociedade civil brasileira que visa defender e melhorar a prática democrática no Brasil. Para 2020, o objetivo é melhorar o componente climático dos Diálogos Democráticos hospedados pela rede e também melhorar as iniciativas das eleições locais para 2020.




LAUT - Centro de Analise da Liberdade e do Autoritarismo


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 50.000,00 Duração - 12 meses Propósito da Doação: O LAUT produzirá uma série de podcasts com oito episódios para desafiar a atual assimilação da agenda climática em padrões não democráticos e encontrar maneiras de contestar cortinas de fumaça autoritárias. O objetivo é fundamentar a mobilização da sociedade civil contra o declínio democrático geral e a crise climática como um fenômeno de implicações mútuas, questões difíceis devem ser abordadas para reforçar e reimaginar a democracia diante das emergências climáticas.




Uma Gota no Oceano


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 220.000,00 Duração - 7 meses Propósito da Doação: Fornecer apoio institucional à organização, que é especializada em ajudar comunidades indígenas brasileiras em comunicação estratégica e assessoria de imprensa. Essa doação de curto prazo também permitirá apoio específico a dois grandes eventos: COP25 e ATL2020 ("Free Land Camping"), um esforço anual de mobilização indígena liderado pela APIB (Articulação Indígena Brasileira).




BPC - BRICS Policy Center


PORTFÓLIO - Política Climática e Engajamento Valor - R$ 180.000,00 Duração - 15 meses Propósito da Doação: O projeto buscará ampliar a capacidade das organizações brasileiras de analisar o fenômeno da governança policêntrica climática, combinando teoria e prática. Seu foco principal é fornecer monitoramento e análise contínuos da ação climática por atores subnacionais brasileiros (estados) e como eles se relacionam com o arcabouço teórico das relações internacionais sobre governança climática global.





iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social