PROGRAMAS

O objetivo do portfólio é trabalhar para o que o Brasil implemente as NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) que se comprometeu a cumprir no Acordo de Paris. Para isso, é necessário garantir que a estratégica climática do país paute outras políticas e decisões de desenvolvimento.

A estratégia do portfólio compreende as seguintes iniciativas:

Apoiar organizações que pressionem, monitorem e ajudem o Brasil a cumprir as NDCs - Fornecer apoio para outras organizações que acompanhem a política climática do país, façam campanha para que ela seja cumprida ou que produzam conhecimento que contribua para esse processo.

Acompanhar a política climática internacional - Monitorar as atuações dos outros países na agenda climática e a atuação brasileira. Isso visando pressionar o Brasil a ser consistente com sua política climática externa e interna.

Buscar o engajamento de mais agentes para a agenda climática - Trazer para o debate e para o ativismo do clima outras organizações que não estão hoje envolvidas no tema.

Articular para que o tema das mudanças climáticas entre na pauta dos parlamentares no Congresso Nacional - As mudanças climáticas precisam entrar na agenda dos legisladores. Para isso, realizamos debates com potencial para influenciar nessas políticas. Também construímos ferramentas para capacitar a atuação política de líderes emergentes engajados no tema.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2019 | Todos os direitos reservados