SOBRE O iCS

TODOS

fotos ics_12.png

Ana Toni

Diretora Executiva

Ana é diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e sócia-fundadora do GIP (Gestão de Interesse Público). Economista e doutora em Ciência Política, Ana possui longa trajetória no trabalho e apoio a projetos voltados à justiça social, à promoção de políticas públicas, à área do meio ambiente e mudanças climáticas e à filantropia. Ana foi Presidente de Conselho do Greenpeace Internacional (2010-2017), diretora da Fundação Ford no Brasil (2003-2011) e da ActionAid Brasil (1998-2002). Além de ter sido membro do conselho do GIFE, WINGS, ITS e Wikimedia, atualmente é integrante da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e dos conselhos da Agência Pública, Gold Standard Foundation, Instituto Escolhas, ClimaInfo, Instituto República, IPAM e Transparência Internacional.

Adriana Moura.jpeg

Adriana Moura 

Coordenadora Administrativa-Financeira

Adriana é pós-graduada em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Federal Fluminense UFF e em Gestão de Projetos pela ESALQ/USP. Atuou de 1999-2020 em vários projetos no escritório da Fundação Ford no Brasil, a sua última experiência foi como Gerente Financeira e Coordenadora de Cultura e Pessoas. É associada da Spring Strategies na área de finanças estratégicas. Antes de se juntar à equipe do iCS, atuou como consultora financeira apoiando organizações da sociedade civil brasileira no seu fortalecimento e sustentabilidade econômica. No ICS, ela atua nas áreas operacional e financeira.

fotos ics_13.png

Amanda Ohara

Consultora do Portfólio de Energia

Amanda é mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e graduada em engenheira química pela UNICAMP. Atua há 13 anos no setor energético brasileiro. Trabalhou nas áreas de Engenharia Básica e na Estratégia Corporativa da Petrobras, onde desenvolveu conhecimento aprofundado sobre o mercado internacional de petróleo, gás natural e biocombustíveis e nas diferentes tecnologias para produção de combustíveis. Atuou também como consultora em energias renováveis e eficiência energética, desenvolvendo estudos e coordenando atividades em projetos de Energia da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Desde 2021, Amanda é consultora do portfólio de Energia do iCS.

Foto_Americo_2021.jpg

Américo Sampaio

Coordenador do Portfólio de Comunicação e Engajamento

Américo Sampaio é sociólogo, pós-graduando em economia e relações governamentais, especialista em advocacy para políticas públicas, foi gerente de campanhas na Purpose Brasil, coordenou organizações da sociedade civil como a Rede Nossa São Paulo e Comunitas, foi membro da diretoria da Escola de Governo de São Paulo e atuou em campanhas com foco em meio ambiente e Direito à Cidade. Cofundador da Estratégia Brasil e colunista da rádio CBN. Dedica-se a técnicas de pesquisa e escuta social para campanhas de causas.  No iCS, coordena o Portfólio de Comunicação e Engajamento, que tem como objetivos promover a capacidade de campanha, comunicação e engajamento de organizações da sociedade civil no campo socioambiental, e, com isso, mobilizar a população brasileira em torno de temas-chave para a questão climática no Brasil, em especial, temas relativos a Amazônia. 

    fotos ics_14.png

    Ana Beatriz Fandinho

    Analista de Administração e Finanças

    Ana Beatriz é graduada em Relações Internacionais pela Ibmec – RJ (2011), mestre em Administração de Negócios Internacionais pela Newcastle University, no Reino Unido (2014), e possui pós-graduação em Gestão Financeira pela FGV –RJ (2020). Já trabalhou como: assistente de contratação de bens e serviços na Petrobras (2012-2013); tradutora visitante na Fiocruz; e como professora de inglês para crianças. Fluente em inglês, ela possui certificado de proficiência em língua inglesa pela Universidade de Cambridge (CAE). No iCS ela lida, principalmente,  com a parte financeira e administrativa da instituição, trabalhando com controladoria, contas a pagar, movimento financeiro, prestação de contas para financiadores, gestão de sistemas, entre outras atividades.

    fotos ics_15.2_15 cópia.png

    Caio Borges

    Coordenador do Portfólio de Direito e Clima

    Caio é advogado graduado em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador dos programas de Empresas e Direitos Humanos e Desenvolvimento e Direitos Socioambientais da Conectas Direitos Humanos (2014-2019). Lecionou no Master em Gestão da Sustentabilidade e foi pesquisador do Centro de Direitos Humanos e Empresas na FGV-SP. Antes de ingressar no terceiro setor, atuou no setor financeiro privado. Possui 10 anos de experiência em finanças sustentáveis, empresas e direitos humanos e desenvolvimento internacional. É non-resident fellow do Center for BRICS Studies da Universidade de Fudan (China) e do Centro para Estudos sobre África, América Latina e Caribe da O.P. Jindal Global University (Índia). No iCS, coordena o Portfólio  de Direito e Clima, que tem por objetivo trabalhar junto ao sistema de justiça brasileiro para que atue de modo proativo e assertivo na implementação do Acordo de Paris. 

    fotos ics_16.png

    Cintya Feitosa

    Colaboradora do Portfólio de Política Climática

    Cintya é Mestra em Gestão, na linha de Sustentabilidade, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), com pesquisa sobre adaptação à mudança do clima (2019). É especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2013), e graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pelo Centro Universitário IESB (2010). Atua em planejamento de ações de articulação e comunicação em mobilização política, pesquisa em sustentabilidade e causas socioambientais desde 2010. No iCS, é responsável por apoiar o engajamento de atores subnacionais e sociedade civil nos debates relacionados à agenda internacional de clima. Coordena a implementação da Plataforma Subnacional para o Clima e a articulação do Brazil Climate Action Hub, espaço da sociedade civil brasileira criado para a COP25, em Madri.

    Deborah Cardoso

    Colaboradora do Portfólio de Política Climática

    Deborah é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestra em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também possui pós-graduação em Marketing, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec); e em Economia e Gestão da Sustentabilidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de formação no The Climate Reality Project. Em sua trajetória profissional, atuou principalmente no setor privado com comunicação e estratégia em empresas nacionais e multinacionais, passando por segmentos como indústria de bens de consumo, telecomunicações e seguros. Também vem dividindo suas experiências em atividades voluntárias de diferentes organizações da sociedade civil.  No iCS, atua no apoio de comunicação e engajamento da Plataforma Subnacional para o Clima.

    fotos ics_18.2_18 cópia.png

    Denise Reis

    Assistente Financeiro e Administrativo

    Denise é militante dos direitos humanos, trabalhando com a população em situação de rua,  graduada em Administração de Empresas pela Universidade Veiga de Almeida com pós graduada em Gestão pela Qualidade Total e Master of Business Administration em Gestão de Pessoas. Trabalhou na Action Aid Brasil na área administrativa, sendo responsável por questões relacionadas ao cumprimento das políticas de recursos humanos, eventos, viagens e manutenção do escritório. Atuou na empresa Gestão de Interesse Público (GIP) como responsável pela administração do escritório e apoio a diretoria e na Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen Rio), com a promoção, ampliação do acesso, e erradicação do subregistro civil a população em vulnerabilidade. No iCS, atua com contas a pagar, administração do escritório e apoio a viagens e eventos.

    fotos ics_19.png

    Emilio Matsumura

    Diretor Executivo do Instituto E+ Transição Energética

    Emílio Matsumura é graduado e doutor em economia pela PUC-Rio. De 2012 até 2020, foi assessor da presidência na EPE, tendo, dentre outras atribuições, a coordenação executiva do PDE e do PNE 2050. Ainda na EPE, foi superintendente-adjunto e assessor da superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos entre 2006 a 2012. Sua experiência profissional inclui a atuação como consultor econômico da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e de instituições financeiras, administrador assistente dos fundos internacionais do BBM Asset Management, além de revisor técnico e parecerista em publicações acadêmicas. Atualmente é professor de Microeconomia e Econometria no IBMEC, já tendo lecionado na PUC-Rio, EPGE/FGV,  FUCAPE (ES) e nas Faculdades Cândido Mendes. Além de ponto focal entre o instituto e seu conselho de administração, sua principal responsabilidade consiste no desenvolvimento institucional e na implantação de uma cultura organizacional de excelência que possibilitem o Instituto E+ produzir conhecimento técnico para a promoção do debate em relação à transição energética no Brasil.

    fotos ics_20.png

    Gabriel Lui

    Coordenador do Portfólio de Uso da Terra

    Gabriel é graduado em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP, mestre e doutor em Ecologia Aplicada pela USP. Ocupou posições de direção na área de economia florestal, desenvolvimento rural sustentável e combate ao desmatamento no Ministério do Meio Ambiente e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Atuou no desenvolvimento e implementação de algumas das principais políticas relacionadas ao uso da terra do país, como o Novo Código Florestal, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a NDC do Brasil. Atua como pesquisador associado do Center for the Analysis of Social-Ecological Landscapes (CASEL), Indiana University, EUA. Foi um dos autores do IPBES Global Assessment, lançado em 2019. No iCS, coordena o portfólio de Uso da Terra e Sistemas Alimentares, com o objetivo de promover ações e incentivos para o uso da terra mais sustentável, para a melhoria da gestão florestal e para a redução dos impactos ambientais da agricultura e da alimentação.

    fotos ics_21.png

    Gustavo Pinheiro

    Coordenador do Portfólio de Economia de Baixo Carbono

    Gustavo tem mais de 15 anos de experiência profissional – sendo 10 deles dedicados à temática de mudança do clima, meio ambiente e direitos humanos, em instituições da sociedade civil como o Instituto Socioambiental e The Nature Conservancy. Participou de diversos processos de elaboração de políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas, como a elaboração da estratégia nacional de REDD+, a defesa do Código Florestal, análises dos compromissos brasileiros no âmbito do UNFCCC, entre outros. Ele reúne também experiência no setor privado, tendo atuado em consultoria empresarial e no setor financeiro, junto ao ABN-Amro Bank. Antes de se juntar ao iCS, Gustavo fundou, nos Estados Unidos, o fundo de investimento de impacto Bratus Natural Capital. Como coordenador do portfólio de Economia de Baixo Carbono, ele apoia o financiamento de projetos que contribuam para a aceleração da descarbonização da economia brasileira. Assim, ele atua ativamente na ampliação do universo de bons projetos e acelerar a transição para modelos de negócio de baixo carbono - através da incorporação de tecnologias, processos e princípios da bioeconomia, economia circular e regenerativa.

    Juliana Luiz

    Assessora de Relacionamento Institucional

    Juliana é Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ, mestra em Relações Internacionais pelo PPGRI/UERJ e graduada em Direito (UERJ) e em História (UNIRIO). É pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO). Profissionalmente, Juliana já atuou como professora de Relações Internacionais (na Universidade Cândido Mendes e UFRRJ), como pesquisadora na Fundação Getúlio Vargas (FGV), e como consultora para o Terceiro Setor na empresa Gestão de Interesse Público (GIP). No iCS, ela é responsável pela ponte com os financiadores do iCS, assim como pela redação de projetos e relatórios.

    fotos ics_23.png

    Kamyla Borges Cunha

    Coordenadora da Iniciativa de Eficiência Energética

    Kamyla é bacharel em direito pela Faculdade de Direito da USP, mestre e doutora em planejamento de sistemas energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, tendo como foco de pesquisa o papel do Brasil frente às negociações internacionais sobre a mudança global do clima. Trabalhou 12 anos no Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), coordenando o portfólio de energia elétrica. Também foi docente nos cursos de engenharia química e ciências ambientais na UNIFESP/Diadema. No iCS, ela atua na coordenação do Projeto Kigali, cujo foco é promover o aumento de eficiência energética com a transição de gases refrigerantes de menor GWP no setor de ar condicionado no Brasil.

    Foto Perfil.jpg

    Katiane de Souza

    Coordenadora de Doações

    Katiane é Pós Graduada em Gerenciamento de Projetos para o Terceiro Setor, Especialista em Responsabilidade Social Corporativa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestranda em Economia e Política das Indústrias Criativas. Atua no Terceiro Setor desde 2010 com experiência em gestão, avaliação e monitoramento de projetos em órgãos governamentais, organismos internacionais e em organizações da sociedade civil. Foi consultora em gestão de organizações sociais e possui certificação internacional em Gestão de Projetos Sociais PMD Pro pela certificadora APMG. No iCS, cuida da gestão de doações, garantindo sua conformidade com as políticas e procedimentos internos do instituto, fazendo o acompanhamento financeiro dos projetos e apoiando os donatários no aspecto administrativo das doações.

    Leonildes Nazar

    Colaboradora do Projeto Iniciativa Amazônia Legal Urbana

    Leonildes é cientista política e internacionalista. Maranhense, da ilha de São Luís, atua e aprende enquanto pesquisadora, militante e consultora junto a redes, grupos acadêmicos e organizações da sociedade civil. Dedica-se, especialmente, às agendas de mudanças climáticas, justiça socioambiental e direitos humanos; cooperação internacional; e atores e temas da política externa brasileira. Graduou-se em Relações Internacionais (UFRRJ, 2014) e fez mestrado em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ), onde atualmente é doutoranda na área. Entre 2019 e 2020, foi pesquisadora visitante do Center for Latin American Studies da Universidade da Califórnia – Berkeley. É pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas e membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN). No iCS, organização onde trabalha desde 2016, coordena as atividades de doação, mobilização e diagnóstico de campo para a Iniciativa Amazônia Legal Urbana.

    fotos ics_25.png

    Luiza de Mello e Souza

    Gerente de Desenvolvimento Institucional e Parcerias

    Luiza é Mestre em Tecnologia Educacional para as Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem bacharelado e licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além de outras certificações. Entrou para o mundo da filantropia em 2001.  Trabalhou por doze anos no escritório da Fundação Ford no Brasil, como gerente de doações de 2007 a 2016 e anteriormente como Program Associate. Além disso, foi pesquisadora visitante na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (na Fiocruz); trabalhou no Instituto Nacional de Tecnologia (INT); lecionou na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) como professora substituta; e foi pesquisadora júnior e educadora social no Programa EICOS, da UFRJ.  Querendo vivenciar o que é ser grantee, ingressou no iCS em 2016, quando a instituição só tinha um ano de existência, e assumiu a área de captação de recursos. Atualmente, Luiza zela pela relação com financiadores, e gerencia o time dedicado a redação de propostas e relatórios de doações recebidas; planejamento, avaliação e aprendizagem; comunicação institucional e gestão de doações dadas.

    IMG_8955 (1).JPG

    Luiz Eduardo Barata Ferreira

    Consultor do Portfólio de Energia

    Luiz Eduardo Barata Ferreira é engenheiro eletricista, formado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado da Guanabara, pós-graduado em sistemas de potência na COPPE/UFRJ e tem um “Master in Business Administration – MBA” pela COPPEAD/UFRJ. Foi diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), onde também atuou em outras posições, Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia e Presidente do Conselho de Administração da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Também passou por ELETROBRAS, ITAIPU e FURNAS. No iCS, atua como consultor do portfólio de energia.

    Maíra Fainguelernt

    Colaboradora do Portfólio de Uso da Terra

    Maíra é geógrafa e doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui uma trajetória interdisciplinar e há mais de 10 anos vem aprofundando sua experiência na Amazônia brasileira com foco em licenciamento ambiental, áreas protegidas, populações ribeirinhas e impactos de grandes usinas hidrelétricas. Atualmente, é pesquisadora associada do projeto temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) intitulado “Depois das hidrelétricas: processos sociais e ambientais que ocorrem depois da construção de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio na Amazônia brasileira”, editora associada da Revista Ambiente e Sociedade (ANPPAS), colaboradora do programa de extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e integrante da Rede Latino-Americana SARS-CoV2, Poder e Sociedade da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). No iCS, coordena projetos na Amazônia Legal que integram o portfólio de Uso da Terra e Sistemas Alimentares com o objetivo de promover mais justiça social e ambiental entre povos indígenas e comunidades tradicionais e contribuir para a conservação da sociobiodiversidade na região.

    fotos ics_27.png

    Marcel Martin

    Coordenador do Portfólio de Transporte

    Marcel é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Planejamento e Gestão de Território pela UFABC. Entre suas experiências profissionais, trabalhou com a coordenação de grandes projetos voltados para a área de planejamento urbano, transporte e mobilidade com equipes multidisciplinares. De 2009 a 2016, Marcel atuou como desenvolvimento de estudos de transporte - dentre eles, Planos Diretores e de Mobilidade. De 2016 a 2018, trabalhou no Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) com a gestão e coordenação técnica dos produtos previstos do programa de mobilidade urbana de baixo carbono. No iCS, ele coordena o portfólio de transportes, monitorando projetos relacionados à mobilidade urbana,  fomentando o conhecimento e o debate sobre a economia do transporte, além de explorar as interfaces entre qualidade do ar e saúde com as políticas e tecnologias de transporte.

    fotos ics_28.png

    Marina Marçal

    Coordenadora do Portfólio de Política Climática

    Marina é ecofeminista negra e advogada, doutoranda e mestra em Sociologia e Direito na linha de pesquisa de Conflitos Socioambientais, Rurais e Urbanos pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), onde se graduou. Também é mestra em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Tem experiência em pesquisas acadêmicas pela FAPERJ e FIOCRUZ (incluindo o Mapa de Conflitos de Injustiça Ambiental no Brasil), envolvendo povos indígenas, comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais. Foi pesquisadora de extensão pelo Centro de Assistência Jurídica da Universidade Federal Fluminense na Amazônia com trabalhos de campo em Oriximiná, em parceria com a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Estado do Pará nos anos de 2012, 2017 e 2018. Foi citada em 2018 pelo The Intercept Brasil em uma lista de 138 especialistas negros. Além de atuar em escritórios de advocacia, foi analista de Política e Incidência na área de Setor Privado, Direitos Humanos e Desigualdades na Oxfam Brasil. No ICS, Marina trabalha pela construção de estratégias de implementação da NDC brasileira. 

    fotos ics_29.png

    Marisa Bastos

    Coordenadora de Comunicação 

    ​Marisa é graduada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo pela FACHA, pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Escola de Engenharia da UFF, e em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Entre suas experiências profissionais, Marisa trabalhou como gerente de comunicação na Apex, ligada ao MRE, onde implementou a comunicação internacional estratégica para os Estados Unidos, União Europeia e China, reformulou os processos de comunicação interna e comunicação digital, além de coordenar a equipe de atendimento à imprensa. Marisa também atuou na candidatura e, posteriormente, no Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. Como gerente de comunicação, liderou o Plano de Comunicação Estratégica - que cobria os cinco anos de trabalho até os Jogos, e a comunicação da Casa Brasil para os Jogos de Londres. Foi observadora dos Jogos de Londres (verão) e Socchi (inverno) para operação e assessoria de imprensa. Ela também trabalhou para o Consórcio Estreito Energia (CESTE) na construção da Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão, gerenciando as equipes de atendimento à imprensa, eventos, comunicação com comunidades impactadas e comunicação interna. Foi a responsável pela comunicação do Instituto E+ Transição Energética e, no iCS, coordena a comunicação.

    Martina Rillo Otero

    Coordenadora de Planejamento, Avaliação e Aprendizagem

    Martina é assessora, pesquisadora e facilitadora. Gosta de fazer perguntas e trabalhar junto. Bacharel em Psicologia e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, ambos pela PUC-SP. Desde o mestrado, tem se especializado na avaliação de projetos sociais e na investigação de temas relacionados ao papel do conhecimento na transformação social e na promoção da democracia. Fez o curso de Avaliação da FIA e o International Program for Development Training – IPDet – Intensive Core Course. Trabalha com processos de planejamento, avaliação e aprendizagem há 20 anos com diversas organizações do campo social. De 2008 a 2016 coordenou o Projeto Avaliação, conduzindo estudos, pesquisas e formações na área. Foi associada do Instituto Fonte de 2007 a 2018, tendo feito parte da diretoria durante 4 anos. Foi também membro da Diretoria, entre 2015 e 2018, e é associada à Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. No iCS, coordena a área de Planejamento, Avaliação e Aprendizagem, apoiando a produção de informações e a reflexão na instituição - desde as propostas submetidas pelos donatários, até as reuniões de planejamento estratégico.

    Matheus Henrique de Souza Matos

    Assistente de Administração e Finanças

    Matheus é técnico em Recursos Humanos, com experiência nos setores administrativo e gestão de gente. No iCS atua no departamento de Operações e Finanças, auxilia nos processos de cotação e contratos, bem como na prestação de contas para financiadores.

    Nathalia Paes Leme

    Revisora Técnica do Instituto E+ Transição Energética

    Nathalia é graduada em Engenharia Elétrica e pós-graduada em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá. Também cursou bacharelado em Cinema na Universidade Estácio de Sá e Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência em gestão e logística de compras técnicas, coordenação de fornecedores, desenvolvimento de projetos, gestão de produção e pesquisa científica.

    Renata Albuquerque Ribeiro

    Colaboradora de Relações Internacionais

    Renata é Doutora e Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela UFRJ. Foi pesquisadora visitante na University of South Africa (UNISA) e no Institute for Global Dialogue (IGD) em 2017, ambos na África do Sul, e Professora Substituta no Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID-UFRJ). Pesquisadora no Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo) e na Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (DINTE-IPEA). Tem experiência nas áreas de Política Internacional, Política Externa Brasileira, Política Africana, Energia, Mudança Climática, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul. No iCS, colabora diretamente com o portfólio de política climática e engajamento, e é responsável por acompanhar e analisar temas da política externa brasileira relacionados à agenda internacional do clima.

    Ricardo Lima

    Colaborador do Portfólio de Energia

    Ricardo é físico pela Universidade de São Paulo. Iniciou na área energética participando da criação do Programa de Conservação de Energia para pequena e média empresa do SEBRA-SP. Coordenou a privatização das empresas energéticas do Estado de São Paulo pela Secretaria de Energia, que arrecadou um total de US$12,5 bilhões. Trabalhou na implantação do Mercado Atacadista de Energia Elétrica, foi Diretor Comercial da Enertrade Comercializadora de Energia (atual EDP Comercializadora), Vice-Presidente Comercial da AES Eletropaulo, Diretor Comercial da AES Tietê, Presidente do Conselho da ABRACEEL (Associação Brasileira das Comercializadoras de Energia), Presidente Executivo da ABRACE (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia) e Conselheiro na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), entre outros. Atualmente é sócio-diretor da Tempo Presente Consultoria em Energia, Membro da Diretoria de Energia da Fiesp, Membro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e conselheiro independente na SPIC Brasil. No iCS, colabora com o Portfólio de Energia.

    fotos ics_35.png

    Roberto Kishinami

    Coordenador Sênior do Portfólio de Energia

    Roberto é Bacharel e mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP), especializado em energia e mudança do clima, foi consultor de bancos, empresas de energia, governos, escritórios de advocacia e organizações da sociedade civil por quinze anos. Foi diretor do Greenpeace no Brasil de 1994 a 2001, parte do conselho internacional da ActionAid e do Instituto Democracia e Sustentabilidade. O seu portfolio no iCS é orientado à aceleração da transição energética brasileira, por políticas públicas que substituam fontes fósseis por renováveis promovendo desenvolvimento econômico e justiça socioambiental. Supervisiona a Iniciativa Eficiência Energética e a implantação do Instituto E+ Transição Energética.

    Silvia David

    Gerente de Doações

    Silvia é graduada em Engenharia de Produção pela UFRJ e Análise de Sistemas pela PUC-Rio e obteve a certificação ABPMP Internacional (Associação de Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio) em 2015. Trabalhou em TI de grandes empresas de telecomunicações e em consultoria por 20 anos, sendo responsável pela especificação de novos Sistemas, Gestão de Projetos. No iCS, ela gerencia as doações e garante sua conformidade com as políticas e procedimentos internos do instituto, fazendo o acompanhamento financeiro dos projetos e apoiando os donatários no aspecto administrativo das doações.  Silvia também é responsável pelo aprimoramento e manutenção do sistema de monitoramento das doações, consolidação de dados e geração de relatórios gerenciais sobre os recursos doados.

    fotos ics_37.png

    Tatiana Zanotti

    Gerente de Administração e Finanças

    Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-graduação em Controladoria e Finanças. Trabalhou de 2003 a 2011 como coordenadora financeira, administrativa e de recursos humanos na instituição privada Oi Futuro. De 2011 a 2015, atuou na organização humanitária internacional, Médicos Sem Fronteiras (MSF), como diretora de administração, finanças e TI. No iCS, é responsável pela área administrativa, financeira e de recursos humanos. É também membro do Conselho Fiscal do GIFE.

    fotos ics_38.png

    Thatiana Santos

    Assessora Executiva

    Thatiana é graduada em Jornalismo pela FACHA, mestra em Ciência Política pela Università degli Studi di Roma Tre e pós-graduada em Assessoria de Imprensa. Possui experiência nacional e internacional nas áreas de Comunicação e Jornalismo, com expertise no desenvolvimento de projetos de Comunicação Externa, Endomarketing e Relações Públicas. Trabalhou cerca de 13 anos como repórter, assessora de imprensa e consultora de comunicação interna na Europa e nos Estados Unidos. Thatiana trabalhou com monitoramento e realização de leituras e análises de matérias nas mídias impressas e eletrônicas.  No iCS, ela é a nova assessora executiva, responsável pelo suporte estratégico - interno e externo - em relações institucionais e  atendimento ao público.