SOBRE O iCS

DEPARTAMENTO PROGRAMÁTICO

amanda-ohara.jpeg

Amanda Ohara

Coordenadora de Iniciativa do Portfólio de Energia

Amanda é engenheira química graduada pela Unicamp e mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Atua há mais de 15 anos no setor energético brasileiro, ocupando posições técnicas e de coordenação em instituições como Instituto E+ Transição Energética, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e Petrobras. No iCS, Amanda coordena a iniciativa Energia e Amazônia, que apoia a transição energética nos sistemas isolados e a universalização do acesso à energia limpa na região amazônica. Coordena ainda os apoios relacionados à eficiência energética no Portfólio de Energia.   

    Foto_Americo_2021.jpg

    Américo Sampaio

    Coordenador do Portfólio de Comunicação e Engajamento

    Américo Sampaio é sociólogo, pós-graduando em economia e relações governamentais, especialista em advocacy para políticas públicas, foi gerente de campanhas na Purpose Brasil, coordenou organizações da sociedade civil como a Rede Nossa São Paulo e Comunitas, foi membro da diretoria da Escola de Governo de São Paulo e atuou em campanhas com foco em meio ambiente e Direito à Cidade. Cofundador da Estratégia Brasil e colunista da rádio CBN. Dedica-se a técnicas de pesquisa e escuta social para campanhas de causas.  No iCS, coordena o Portfólio de Comunicação e Engajamento, que tem como objetivos promover a capacidade de campanha, comunicação e engajamento de organizações da sociedade civil no campo socioambiental, e, com isso, mobilizar a população brasileira em torno de temas-chave para a questão climática no Brasil, em especial, temas relativos a Amazônia. 

      fotos ics_15.2_15 cópia.png

      Caio Borges

      Coordenador do Portfólio de Direito e Clima

      Caio é advogado graduado em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador dos programas de Empresas e Direitos Humanos e Desenvolvimento e Direitos Socioambientais da Conectas Direitos Humanos (2014-2019). Lecionou no Master em Gestão da Sustentabilidade e foi pesquisador do Centro de Direitos Humanos e Empresas na FGV-SP. Antes de ingressar no terceiro setor, atuou no setor financeiro privado. Possui 10 anos de experiência em finanças sustentáveis, empresas e direitos humanos e desenvolvimento internacional. É non-resident fellow do Center for BRICS Studies da Universidade de Fudan (China) e do Centro para Estudos sobre África, América Latina e Caribe da O.P. Jindal Global University (Índia). No iCS, coordena o Portfólio  de Direito e Clima, que tem por objetivo trabalhar junto ao sistema de justiça brasileiro para que atue de modo proativo e assertivo na implementação do Acordo de Paris. 

      ics - foto ciro brito.jfif

      Ciro Brito

      Coordenador da Rede Jurídica da Amazônia

      Ciro é advogado graduado em Direito e mestre em agriculturas familiares e desenvolvimento sustentável pela Universidade Federal do Pará (Ufpa). Foi consultor em questões territoriais e fundiárias do Instituto de Colonização e Terras do estado do Maranhão (Iterma); assessor da organização Terra de Direitos; professor de Direito da Universidade da Amazônia; consultor jurídico de projetos de comunidades quilombolas e tradicionais no estado do Maranhão e Pará; e assessor jurídico de sindicatos rurais e urbanos. Realizou cursos na Peking University e na Universidade de Coimbra.

        fotos ics_20.png

        Gabriel Lui

        Coordenador do Portfólio de Uso da Terra e Sistemas Alimentares

        Gabriel é graduado em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP, mestre e doutor em Ecologia Aplicada pela USP. Ocupou posições de direção na área de economia florestal, desenvolvimento rural sustentável e combate ao desmatamento no Ministério do Meio Ambiente e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Atuou no desenvolvimento e implementação de algumas das principais políticas relacionadas ao uso da terra do país, como o Novo Código Florestal, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a NDC do Brasil. Atua como pesquisador associado do Center for the Analysis of Social-Ecological Landscapes (CASEL), Indiana University, EUA. Foi um dos autores do IPBES Global Assessment, lançado em 2019. No iCS, coordena o portfólio de Uso da Terra e Sistemas Alimentares, com o objetivo de promover ações e incentivos para o uso da terra mais sustentável, para a melhoria da gestão florestal e para a redução dos impactos ambientais da agricultura e da alimentação.

        fotos ics_21.png

        Gustavo Pinheiro

        Coordenador do Portfólio de Economia de Baixo Carbono

        Gustavo tem mais de 15 anos de experiência profissional – sendo 10 deles dedicados à temática de mudança do clima, meio ambiente e direitos humanos, em instituições da sociedade civil como o Instituto Socioambiental e The Nature Conservancy. Participou de diversos processos de elaboração de políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas, como a elaboração da estratégia nacional de REDD+, a defesa do Código Florestal, análises dos compromissos brasileiros no âmbito do UNFCCC, entre outros. Ele reúne também experiência no setor privado, tendo atuado em consultoria empresarial e no setor financeiro, junto ao ABN-Amro Bank. Antes de se juntar ao iCS, Gustavo fundou, nos Estados Unidos, o fundo de investimento de impacto Bratus Natural Capital. Como coordenador do portfólio de Economia de Baixo Carbono, ele apoia o financiamento de projetos que contribuam para a aceleração da descarbonização da economia brasileira. Assim, ele atua ativamente na ampliação do universo de bons projetos e acelerar a transição para modelos de negócio de baixo carbono - através da incorporação de tecnologias, processos e princípios da bioeconomia, economia circular e regenerativa.

        DSC04532.JPG

        Julia Norat Cavalcanti

        Advogada Sênior de Uso da Terra

        Julia é advogada e cientista ambiental, mestranda em Política e Gestão da Sustentabilidade pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB). Já atuou como assessora jurídica no Portfólio de Uso da Terra da FILE – Foundation for International Law for the Environment. Foi assessora jurídico-legislativa na Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF). Também teve experiência como consultora em agricultura e florestas no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde trabalhou com projetos de desenvolvimento rural sustentável e agricultura de baixo carbono. No iCS, atua como advogada especialista em uso da terra no Portfólio de Direito e Clima.

          DSC00574_edited.jpg

          Julia Rosa Ferreira

          Assessora da Diretoria de Programas

          Julia é formada em Relações Internacionais pela PUC-Rio e possui pós-graduação em Meio Ambiente pela Coppe/UFRJ, tendo como foco a área de mudanças climáticas e cooperação internacional. Entre suas experiências, trabalhou como pesquisadora assistente na Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center no estudo da governança ambiental global e das negociações internacionais climáticas e também como Analista de projetos no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) entre 2017 e 2022, na área de gestão e captação de projetos internacionais. No Idec, também coordenou diversas iniciativas na área ambiental, como a campanha internacional Green Action Week e uma pesquisa extensiva de mercado sobre greenwashing. No ICS, atua como assessora da Direção Programática e é responsável por apoiar as atividades de gestão do Departamento.

            fotos ics_23.png

            Kamyla Borges Cunha

            Coordenadora de Sistemas Alimentares

            Kamyla é bacharel em direito pela Faculdade de Direito da USP, mestre e doutora em planejamento de sistemas energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, tendo como foco de pesquisa o papel do Brasil frente às negociações internacionais sobre a mudança global do clima. Trabalhou 12 anos no Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), coordenando o portfólio de energia elétrica. Também foi docente nos cursos de engenharia química e ciências ambientais na UNIFESP/Diadema. No iCS, ela atuou anteriormente na coordenação do Projeto Kigali, cujo foco é promover o aumento de eficiência energética com a transição de gases refrigerantes de menor GWP no setor de ar condicionado no Brasil. Atualmente, é coordenadora de Sistemas Alimentares.

            fotoln21 (1).jpg

            Leonildes Nazar

            Coordenadora Iniciativa Amazônia - Portfólio Comunicação e Engajamento

            Leonildes é cientista política e internacionalista maranhense, doutoranda em política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Há dez anos, atua como pesquisadora e em assessoria institucional e de projetos de organizações da sociedade civil, especialmente nas agendas de mudanças climáticas, justiça socioambiental e direitos humanos; sociologia política; e atores e temas da política externa brasileira. É pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo) e do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC). Entre 2019 e 2020, foi pesquisadora visitante do Center for Latin American Studies da Universidade da Califórnia – Berkeley. No iCS, organização onde trabalha desde 2016, atualmente coordena as atividades de doação, mobilização e gestão de projetos voltados à sociedade civil da Amazônia, no portfólio de Comunicação e Engajamento.

            fotos ics_38 cópia 2.png

            Maíra Fainguelernt

            Coordenadora da iniciativa Fortalecimento de atores locais na Amazônia Legal - Portfólio de Uso da Terra

            Maíra é geógrafa e doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui uma trajetória interdisciplinar e há mais de 10 anos vem aprofundando sua experiência na Amazônia brasileira com foco em áreas protegidas, populações ribeirinhas, licenciamento ambiental, e impactos de grandes usinas hidrelétricas. Atualmente, é pesquisadora associada do projeto temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) intitulado “Depois das hidrelétricas: processos sociais e ambientais que ocorrem depois da construção de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio na Amazônia brasileira”, editora associada da Revista Ambiente e Sociedade (ANPPAS) e colaboradora do programa de extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio).  No iCS, coordena a iniciativa do portfólio de Uso da Terra voltada ao fortalecimento de atores locais na Amazônia Legal e, em particular, com doações que tem como objetivo promover mais justiça social e ambiental entre povos indígenas e comunidades tradicionais e contribuir para a conservação da sociobiodiversidade na região.

            fotos ics_27.png

            Marcel Martin

            Coordenador do Portfólio de Transporte

            Marcel é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Planejamento e Gestão de Território pela UFABC. Entre suas experiências profissionais, trabalhou com a coordenação de grandes projetos voltados para a área de planejamento urbano, transporte e mobilidade com equipes multidisciplinares. De 2009 a 2016, Marcel atuou como desenvolvimento de estudos de transporte - dentre eles, Planos Diretores e de Mobilidade. De 2016 a 2018, trabalhou no Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) com a gestão e coordenação técnica dos produtos previstos do programa de mobilidade urbana de baixo carbono. No iCS, ele coordena o portfólio de transportes, monitorando projetos relacionados à mobilidade urbana,  fomentando o conhecimento e o debate sobre a economia do transporte, além de explorar as interfaces entre qualidade do ar e saúde com as políticas e tecnologias de transporte.

            fotos ics_28.png

            Marina Marçal

            Coordenadora do Portfólio de Política Climática

            Marina é ecofeminista negra e advogada, doutoranda e mestra em Sociologia e Direito na linha de pesquisa de Conflitos Socioambientais, Rurais e Urbanos pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), onde se graduou. Também é mestra em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Tem experiência em pesquisas acadêmicas pela FAPERJ e FIOCRUZ (incluindo o Mapa de Conflitos de Injustiça Ambiental no Brasil), envolvendo povos indígenas, comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais. Foi pesquisadora de extensão pelo Centro de Assistência Jurídica da Universidade Federal Fluminense na Amazônia com trabalhos de campo em Oriximiná, em parceria com a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Estado do Pará nos anos de 2012, 2017 e 2018. Foi citada em 2018 pelo The Intercept Brasil em uma lista de 138 especialistas negros. Além de atuar em escritórios de advocacia, foi analista de Política e Incidência na área de Setor Privado, Direitos Humanos e Desigualdades na Oxfam Brasil. No ICS, Marina trabalha pela construção de estratégias de implementação da NDC brasileira. 

            Paula-Bernasconi (2).jpg

            Paula Bernasconi

            Coordenadora de Iniciativa no Portfólio de Uso da Terra e Sistemas Alimentares

            Paula tem graduação em Gestão Ambiental (ESALQ-USP), mestrado em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP) e pós-graduação em Gestão Colaborativa de Sistemas Sócio Ecológicos na Amazônia Brasileira (Universidade da Flórida / UNEMAT). Tem 15 anos de experiência de atuação pela sociedade civil em projetos sobre conservação e uso sustentável de florestas, regularização ambiental e ordenamento fundiário na Amazônia, Cerrado e Pantanal, envolvendo o diálogo e construção de soluções com atores de diferentes setores. Atuou em fóruns multisetoriais e instâncias de participação representando o terceiro setor no desenvolvimento e implementação de políticas e ações públicas e privadas de combate ao desmatamento, valorização da floresta e responsabilização de cadeias de commodities, como o Código Florestal e REDD+, na integração entre os níveis local e subnacional ao nacional e internacional. Antes do iCS coordenava o Programa de Incentivos Econômicos para Conservação no Instituto Centro de Vida (ICV). Atualmente colabora como Associate Fellow da Chatham House, palestrante e mentora na Youth Climate Leaders (YCL) e na Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco). No iCS, é Coordenadora de Iniciativa no portfólio de Uso da Terra e Sistemas Alimentares.

            fotos ics_35.png

            Roberto Kishinami

            Coordenador Sênior do Portfólio de Energia

            Roberto é Bacharel e mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP), especializado em energia e mudança do clima, foi consultor de bancos, empresas de energia, governos, escritórios de advocacia e organizações da sociedade civil por quinze anos. Foi diretor do Greenpeace no Brasil de 1994 a 2001, parte do conselho internacional da ActionAid e do Instituto Democracia e Sustentabilidade. O seu portfolio no iCS é orientado à aceleração da transição energética brasileira, por políticas públicas que substituam fontes fósseis por renováveis promovendo desenvolvimento econômico e justiça socioambiental. Supervisiona a Iniciativa Eficiência Energética e a implantação do Instituto E+ Transição Energética.

            IMG-6636 (1).jpg

            Teresa Liporace

            Diretora Programática

            Com experiência de mais de 20 anos no Terceiro Setor no Brasil Teresa Liporace, tem se dedicado, desde sua formação, na promoção de mudanças e políticas que melhorem a vida das pessoas.
            Formada em Engenheira química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com mestrado em Engenharia de Produção com foco em Inovação Tecnológica e Qualidade - COPPE / UFRJ, Teresa tem especialização na área de regulação/ Brazilian Regulatory Certificate Programa, da George Washington School of Business (GWSB) e possui ampla experiência no campo das organizações da sociedade civil no Brasil, com foco na implementação e monitoramento de políticas públicas.

             

            Ex-Diretora Executiva do Idec-Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, ao longo de sua carreira desenvolveu habilidades para gestão de projetos e programas, planejamento estratégico, análise de políticas e engajamento de stakeholders. No iCS, Teresa Liporace lidera a área programática do Instituto.