SOBRE O iCS

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E PARCERIAS

Juliana Luiz

Assessora de Relacionamento Institucional

Juliana é Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ, mestra em Relações Internacionais pelo PPGRI/UERJ e graduada em Direito (UERJ) e em História (UNIRIO). É pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO). Profissionalmente, Juliana já atuou como professora de Relações Internacionais (na Universidade Cândido Mendes e UFRRJ), como pesquisadora na Fundação Getúlio Vargas (FGV), e como consultora para o Terceiro Setor na empresa Gestão de Interesse Público (GIP). No iCS, ela é responsável pela ponte com os financiadores do iCS, assim como pela redação de projetos e relatórios.

fotos ics_25.png

Luiza de Mello e Souza

Gerente de Desenvolvimento Institucional e Parcerias

Luiza é Mestre em Tecnologia Educacional para as Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem bacharelado e licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além de outras certificações. Entrou para o mundo da filantropia em 2001.  Trabalhou por doze anos no escritório da Fundação Ford no Brasil, como gerente de doações de 2007 a 2016 e anteriormente como Program Associate. Além disso, foi pesquisadora visitante na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (na Fiocruz); trabalhou no Instituto Nacional de Tecnologia (INT); lecionou na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) como professora substituta; e foi pesquisadora júnior e educadora social no Programa EICOS, da UFRJ.  Querendo vivenciar o que é ser grantee, ingressou no iCS em 2016, quando a instituição só tinha um ano de existência, e assumiu a área de captação de recursos. Atualmente, Luiza zela pela relação com financiadores, e gerencia o time dedicado a redação de propostas e relatórios de doações recebidas; planejamento, avaliação e aprendizagem; comunicação institucional e gestão de doações dadas.

Marisa bastos

Coordenadora de Comunicação

​Marisa é graduada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo pela FACHA, pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Escola de Engenharia da UFF, e em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Entre suas experiências profissionais, Marisa trabalhou como gerente de comunicação na Apex, ligada ao MRE, onde implementou a comunicação internacional estratégica para os Estados Unidos, União Europeia e China, reformulou os processos de comunicação interna e comunicação digital, além de coordenar a equipe de atendimento à imprensa. Marisa também atuou na candidatura e, posteriormente, no Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. Como gerente de comunicação, liderou o Plano de Comunicação Estratégica - que cobria os cinco anos de trabalho até os Jogos, e a comunicação da Casa Brasil para os Jogos de Londres. Foi observadora dos Jogos de Londres (verão) e Socchi (inverno) para operação e assessoria de imprensa. Ela também trabalhou para o Consórcio Estreito Energia (CESTE) na construção da Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão, gerenciando as equipes de atendimento à imprensa, eventos, comunicação com comunidades impactadas e comunicação interna. Foi a responsável pela comunicação do Instituto E+ Transição Energética e, no iCS, coordena a comunicação.

Martina Rillo Otero

Coordenadora de Planejamento, Avaliação e Aprendizagem

Martina é assessora, pesquisadora e facilitadora. Gosta de fazer perguntas e trabalhar junto. Bacharel em Psicologia e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, ambos pela PUC-SP. Desde o mestrado, tem se especializado na avaliação de projetos sociais e na investigação de temas relacionados ao papel do conhecimento na transformação social e na promoção da democracia. Fez o curso de Avaliação da FIA e o International Program for Development Training – IPDet – Intensive Core Course. Trabalha com processos de planejamento, avaliação e aprendizagem há 20 anos com diversas organizações do campo social. De 2008 a 2016 coordenou o Projeto Avaliação, conduzindo estudos, pesquisas e formações na área. Foi associada do Instituto Fonte de 2007 a 2018, tendo feito parte da diretoria durante 4 anos. Foi também membro da Diretoria, entre 2015 e 2018, e é associada à Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. No iCS, coordena a área de Planejamento, Avaliação e Aprendizagem, apoiando a produção de informações e a reflexão na instituição - desde as propostas submetidas pelos donatários, até as reuniões de planejamento estratégico.

Silvia David

Gerente de Doações

Silvia é graduada em Engenharia de Produção pela UFRJ e Análise de Sistemas pela PUC-Rio e obteve a certificação ABPMP Internacional (Associação de Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio) em 2015. Trabalhou em TI de grandes empresas de telecomunicações e em consultoria por 20 anos, sendo responsável pela especificação de novos Sistemas, Gestão de Projetos. No iCS, ela gerencia as doações e garante sua conformidade com as políticas e procedimentos internos do instituto, fazendo o acompanhamento financeiro dos projetos e apoiando os donatários no aspecto administrativo das doações.  Silvia também é responsável pelo aprimoramento e manutenção do sistema de monitoramento das doações, consolidação de dados e geração de relatórios gerenciais sobre os recursos doados.

iCS - Instituto Clima e Sociedade 2020 | Todos os direitos reservados