SOBRE O iCS

CONSELHOS

 CONSELHO

Ana Yang

Ana é a presidente do Conselho do iCS. Pós-graduada em Social Policy and Development pela London School of Economics and Political Science (LSE), ela é consultora sênior da Hoffmann Centre on the Sustainable Resource Economy (Chatham House). Antes, foi gerente do portfólio de mudanças climáticas na Children’s Investment Fund Foundation (CIFF) em Londres. Trabalhou como gerente do programa de Consultoria de Negócios Sustentáveis na IFC (International Finance Corporation) em São Paulo e como diretora executiva na Iniciativa Nacional do Forest Stewardship Council, em Brasília. Suas áreas de atuação são: finanças sustentáveis, gerenciamento de risco ambiental e social e mecanismos de financiamento de floresta.

Adriana Moreira

Bióloga com Mestrado pela Unicamp e PhD em Ecologia pela Universidade de Harvard, Adriana é especialista em meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com mais de 25 anos de experiência em gestão de recursos naturais, desenvolvimento rural e mudanças climáticas na América Latina e África. A Dra. Moreira atua como membro de conselhos consultivos de fundações privadas nacionais e internacionais. Dentre outras distinções profissionais, recebeu o Prêmio Pirelli Internacional, o Prêmio de Impacto de Desenvolvimento na categoria Ambiental do Departamento do Tesouro dos EUA e  o Prêmio Chico Mendes de Florestania, por sua atuação pela conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia. Especialista Sênior em Meio Ambiente do Banco Mundial, atualmente lidera o Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), que reúne projetos em sete países da bacia Amazônica.

Christian Spano

Christian Spano é um executivo sênior peruano com dezoito anos de experiência global em desenho e implementação de estratégias nos setores de indústria, energia e silvicultura. Iniciou sua carreira em silvicultura na floresta amazônica trabalhando para a maior empresa florestal do Peru. Ele então fez a transição de sua carreira para geração de energia na Globeleq (UK DFID funded private equity), minerando com a Anglo American e WEF. Mais recentemente, seu foco tem sido em gás e indústria em Systemiq e atualmente no CIFF, onde é o Diretor Global de Gás e Indústria e Diretor para a região da América Latina. Christian estudou economia (Bsc) (Magna Cum Laude), recebeu bolsa do Foreign and Commonwealth Office Chevening para estudar desenvolvimento internacional (Msc) na London School of Economics, fez pós-graduação em estratégia e inovação na Oxford University, Exeter College e concluiu o Programa de Gestão Social Avançada da Universidade de Cambridge.

Douglas Griffiths

Douglas é apaixonado por proteger o planeta para a presente e futuras gerações. Desde janeiro de 2019, ele tem o privilégio de liderar a Oak Foundation em relação a questões globais, sociais e ambientais, principalmente aquelas com maior impacto na vida dos menos privilegiados. Com equipe em cinco continentes, a Oak Foundation apoia mais de 400 organizações em 40 países.

 

Antes de se juntar a Oak Foundation, Douglas foi um diplomata de carreira, promovendo boa governança, inclusão e desenvolvimento sustentável por quatro continentes. 

 

Douglas é mestre em políticas públicas pela Universidade de Princeton e formado em governo pela Universidade de Notre Dame. Ele já morou na França, Porto Rico, Canadá, Portugal, Moçambique, Marrocos, Suiça, Haiti, Equador, Alemanha e Estados Unidos. Gosta de passar todo tempo livre na natureza. 
 

Gabriel Visconti

Gabriel é bacharel e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também possui MBA Executivo pelo Instituto de Pós-Graduação em Pesquisa Empresarial (COPPEAD). Visconti é economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde ingressou em agosto de 1998 e assumiu funções em diversos setores, como social, financeiro, de comércio exterior e planejamento. Por seis anos, foi o superintendente da Área de Gestão Pública, Social e Ambiental, responsável pelo Fundo Amazônia e pelo gerenciamento de projetos de restauração florestal, inovação em sustentabilidade, conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Atualmente, é chefe do Departamento de Planejamento Estratégico do BNDES.

Lucas Assunção

Lucas Assunção é mestre em Economia pela PUC-Rio e fez cursos de Economia e Matemática na Universidade da Califórnia, além de ter participado do programa de Economia Ambiental e Análise de Políticas em Harvard. Possui mais de vinte anos de experiência profissional em questões relacionadas ao meio ambiente. Em 2001, ele ingressou na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) para coordenar a Iniciativa BioTrade, que promove o comércio e o uso sustentável de produtos e serviços baseados na biodiversidade nos países em desenvolvimento. Desde 2010, ele chefia o Setor de Comércio, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da Divisão de Comércio Internacional de Bens e Serviços e Mercadorias da UNCTAD. Atualmente, ele trabalha como economista independente.

Marilene Ramos

Marilene é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Engenharia Ambiental pela COPPE/UFRJ. Foi diretora de infraestrutura e sustentabilidade entre 2016 e 2018, no Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – responsável pelas Área de Energia (AE), Área de Gestão Pública Socioambiental (AGS) e Área de Saneamento e Transporte (ASP). Foi presidente do IBAMA de 2015 a 2016, secretaria do Ambiente e presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) de 2008 a 2014. Entre suas qualificações, Marilene se destaca por atuar no desenvolvimento e implementação de políticas públicas de meio ambiente com ênfase nas áreas de gestão, mudanças climáticas, saneamento, economia e finanças verdes. Além disso, ela também é professora da Escola de Administração Pública e Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV).

Rodrigo Fiães

Rodrigo é o vice-presidente do conselho iCS. Economista formado pela PUC-Rio e pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi sócio da Gávea Investimentos e trabalhou com assuntos ligados a finanças e pesquisas econômicas durante um longo período da sua vida profissional - em diferentes instituições privadas e públicas, tanto no Brasil quanto na Inglaterra.  Nos últimos 4-5 anos, tem se dedicado ao Terceiro Setor, participando ativamente da concepção, montagem e início de operações de duas associações civis sem fins lucrativos: o Instituto Serrapilheira (2014-18) e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (2018-19).

Thula Pires

Thula Pires é mulher preta de axé, mãe da Dandara e bailarina. É mestre e doutora em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio, onde atua como professora adjunta nas mesmas áreas, como coordenadora de graduação no Departamento de Direito e coordenadora geral do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA). Foi professora visitante no African Gender Institute, University of Cape Town (CAPES/PRINT/2020). Associada de CRIOLA e membra da Assembleia Geral da Anistia Internacional no Brasil.

CONSELHO FISCAL

Helena Penna

Helena é graduada em Economia pela PUC-Rio e membro efetivo do Conselho Fiscal das Lojas Renner S.A. e do Instituto Lojas Renner - desde 2005 e 2008, respectivamente. Participa como membro da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que busca a inserção da mulher no mercado de trabalho, investindo em projetos de geração de trabalho e renda. Foi diretora de operações do Grupo Pão de Açúcar e também responsável pelo abastecimento, logística e pós-venda (SAC) dos sites Ponto Frio, Extra e Casas Bahia, de julho de 2008 até março de 2012.

Warley de Oliveira Dias

Warley é diretor da R&R Auditoria e Consultoria e da Value Gestão de Negócios e fez mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação (UFMG, PUC Minas, Milton Campos, Faculdade Batista, entre outras), ele também tem experiência em empresas multinacionais na área contábil. Atua ainda nos campos de gestão financeira, avaliação de negócios (valuation) e de auditoria. Ministra seminários para a Revista Filantropia com foco em contabilidade para o Terceiro Setor.